Mutirão diminui listas de espera por consultas médicas no município Última atualização em, 12 de setembro de 2022

Trabalho meticuloso da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul está surtindo grande efeito na assistência à população. Através dos mutirões de atendimento, a Prefeitura vem reduzindo drasticamente as listas de espera para consultas com especialidades médicas e realização de exames e procedimentos.

O acúmulo foi ocasionado pela suspensão dos atendimentos eletivos durante a pandemia de Covid-19, medida preventiva adotada para não elevar o nível de exposição ao vírus de profissionais da saúde e pacientes.

“Estamos vendo um grande avanço na diminuição das filas sob gestão municipal, fruto de muito trabalho, dedicação, planejamento e comprometimento das equipes para atender as necessidades dos nossos usuários”, diz a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke. Os números comprovam. Em várias situações, a Prefeitura conseguiu zerar a fila de espera, no comparativo entre maio de 2021 e agosto deste ano. São os casos das consultas com hematologista e nefrologista, e para as cirurgias plástica, de cabeça e pescoço e pediátrica. Em outras especialidades, houve considerável redução do número de pessoas aguardando atendimento: uroginecologia (99,74%, de 381 consultas para 1), gastroenterologia (99,63%, de 267 para 1), endocrinologia (96,03%, de 252 para 10) e coloproctologia (96,02%, de 653 para 26).

Com vários mutirões, já foram oferecidas mais de 1,5 mil atendimentos em diversas especialidades. Naquelas em que há grande demanda, como uroginecologia, dermatologia e gastroenterologia, foi aumentado o número de consultas. Com relação a exames, a lista para ecodoppler e teste ergométrico também foi totalmente atendida e as esperas para eletrocardiograma e eletroencefalograma tiveram redução de 96,33% e 93,94%, respectivamente. A Prefeitura vem garantindo uma média de 1,8 mil exames mensais à população.

Além disso, dois mutirões para pequenos procedimentos foram realizados. Um, no Ambulatório da Unidade Básica do Arroio Grande, atendeu 160 pacientes. O segundo, promovido através do Cisvale, atingiu 150 pessoas.

A prefeita Helena Hermany está satisfeita com o andamento dos mutirões. “A saúde é uma das principais preocupações da população. Por isso, estamos realizando esse grande esforço, buscando uma forma de resolver esses atendimentos que ficaram represados por conta da pandemia”, explicou.

O Município mantém uma cota de consultas mensais, contratadas através de prestadores como o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e de hospitais. Para os mutirões, realizados de forma contínua, é negociado um número adicional de consultas, conforme as especialidades médicas solicitadas e também de acordo com a disponibilidade dos médicos para atender os serviços.

A Prefeitura é responsável por atendimentos de baixa e média complexidade, onde se enquadram as consultas com especialidades médicas e também procedimentos. Entretanto, em alguns casos, o paciente pode ser encaminhado para consultas e cirurgias de alta complexidade (otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia cardíaca e vascular, traumatologia, entre outras) sob responsabilidade do governo do Estado. Conforme Daniela Dumke, a intenção é manter os mutirões enquanto for necessário, de acordo com a necessidade dos usuários e disponibilidade dos profissionais médicos e prestadores.