Uma carta vinda de Porto Alegre pelo Correio, via Sedex. Junto ao material, um elefante de pelúcia que simboliza o Mascote do Projeto Elefante Letrado, uma plataforma de livros on-line. O pacote, recebido com gratidão pela professora Fabiana Miorando, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Willy Carlos Froehlich, causou grande alegria e emoção.
O presente recebido foi uma forma de reconhecimento ao projeto “Mala do Elefante”, desenvolvido pela professora com os estudantes do 4º ano do educandário. Na carta, há palavras de incentivo pela prática do hábito da leitura: “Nós, do Elefante Letrado, ficamos muito felizes em ver como você leva a leitura de forma criativa e cheia de carinho para seus alunos. Enviamos uma pelúcia do Sr Elefante, nosso mascote, para que ele viaje junto com a mala e incentive os pequenos leitores!”, dizia o texto.
Para a professora, foi uma grande surpresa. “Chorei de emoção. Desde o início do ano, eu já havia idealizado esse projeto. Trabalho com o Elefante Letrado há vários anos. Em casa os estudantes acessam a plataforma com a família, escolhem um livro para lerem em conjunto", relatou Fabiana.
Ela também falou sobre um exemplo de leitura que surgiu . “Em uma das famílias, uma senhora de 74 anos, dona Amália Luiza Breunig, avó da estudante que levou a Mala do Elefante para casa, ficou encantada com o projeto, que pediu para ficar com o elefante por mais alguns dias na casa, para tirar o molde e confeccionar um boneco igual para sua neta.. Agora ela está confeccionando bonecos do Sr Elefante”, contou.
A diretora do educandário, Fernanda Soder, destaca que através do projeto foi possível desenvolver o gosto pela leitura. "A leitura estimula a criatividade, trabalha com a imaginação, contribui com o crescimento do vocabulário, melhora a escrita entre outros benefícios, ou seja, contribui muito para o processo de aprendizagem e a formação e a formação dos estudantes", disse a diretora.
A PLATAFORMA
O Elefante Letrado nasceu em 2013. O elefante foi escolhido como mascote porque ele é reconhecido por sua excelente memória. Quem nunca ouviu a frase: “Tem memória de elefante!”. Memória está associada a legado, a história, a bagagem de conhecimento - tudo o que se deseja conquistar através dos livros. Além disso, a memória é um dos principais pilares da leitura. O projeto tem o propósito de ajudar a transformar vidas por meio da leitura. Traz como missão a leitura como um instrumento de transformação - dados do site oficial do Elefante Letrado – por meio das palavras de Scheila Vontobel, sócia-fundadora.
Fotos: Divulgação
Professora Fabiana: só alegria com o Sr Elefante e a carta
A estudante Martina Luiza Breunig Kurz com a família a avó Amália, o pai
A turma do 4º ano da professora Fabiana
