A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância e Ações em Saúde, iniciou nesta semana o Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) no município. A atividade envolve visitas a residências, com orientação aos moradores e realização de coleta de dados para identificar os locais com maior presença de focos do mosquito. A atividade ocorre em alusão ao Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue, a realizar-se neste sábado, 8, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, que tem como objetivo intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com o coordenador de Endemias, Alexandre Moura Goularte, cerca de 2.400 residências serão visitadas, contemplando 36 bairros da zona urbana e 4 localidades do interior do município. A previsão é que o resultado esteja concluído no início da próxima semana. Ainda segundo ele, a partir do levantamento, será possível definir futuras ações preventivas para combater o mosquito.
O LIRAa é uma ferramenta essencial para o planejamento das ações de controle. Ele permite identificar os bairros com maior infestação, orientar mutirões de limpeza, ações educativas e o reforço das visitas domiciliares.
Foto: Claudine Friedrich
