O prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Ivan Moraes, recebeu, na manhã desta segunda-feira 27, uma comitiva formada por empresários, representantes do Aeroclube, Comude, secretários municipais, vereadores, imprensa e demais envolvidos na Consulta Popular 2025. O grupo, conduzido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonel Garibaldi, participou do encontro em reconhecimento à expressiva mobilização que garantiu R$ 700 mil para o balizamento noturno do Aeroporto Luiz Beck da Silva. A proposta recebeu mais de 4 mil votos da comunidade.
Durante a reunião, Garibaldi destacou a importância de manter uma aproximação constante entre o poder público municipal e a iniciativa privada. Já a presidente do Comude, Rosemari Hoffmeister, relembrou as etapas que antecederam a votação e afirmou que o resultado agora serve como respaldo para que o prefeito siga buscando a concretização de um novo aeroporto, destinado a cargas e passageiros. “O senhor tem agora o referendo da Consulta Popular. O povo elegeu o aeroporto como prioridade”, declarou.
O investimento permitirá o desenvolvimento da aviação regional, possibilitando voos noturnos com segurança e beneficiando também operações aeromédicas e o transporte de órgãos. Em 2024, durante o período de intensas chuvas, o aeroporto foi base de apoio para municípios como Sinimbu, Sobradinho, Candelária e Venâncio Aires.
Na ocasião, o prefeito comparou a mobilização popular atual à que ocorreu há 28 anos, quando a comunidade se uniu para viabilizar a implantação de uma UTI Pediátrica. “Quando a gente precisa, a comunidade vem. Na época, a ajuda foi tanta que tivemos que pedir para pararem de depositar. O povo se uniu demais”, recordou.
Foto: Evelin Nyland
