A Prefeitura de Santa Cruz do Sul e o Lions Clube Aliança formalizaram, na tarde desta sexta-feira, dia 17, no Salão Nobre do Palacinho, parceria para a realização do Projeto Visão. A iniciativa busca identificar crianças e adolescentes em idade escolar, que estejam na fila do SUS a espera de atendimento, e oferecer a elas consultas com médicos oftalmologistas, parceiros da entidade.
O Projeto Visão é uma das principais bandeiras do Lions Aliança e é realizado pela entidade desde 2017, inicialmente junto às escolas da rede pública municipal e agora também sendo estendido às escolas da rede estadual. O projeto atende especialmente crianças oriundas de comunidades carentes, oportunizando o acesso a consultas e, posteriormente, em casos de diagnóstico positivo, a óculos, lentes e armações.
Atualmente, conforme informou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, 121 crianças, na faixa etária entre 6 e 18 anos incompletos, aguardam na fila do SUS por uma consulta com médico oftalmologista. A Central de Regulação e Agendamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) vai disponibilizar ao Lions a lista de espera dos pacientes cadastrados junto ao Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) para que elas sejam encaminhadas aos profissionais parceiros.
O Presidente do Lions Clube Aliança, Jaques Eisenberger, ressaltou a importância do Projeto Visão e a satisfação em poder colaborar com o poder público na redução de filas. "Quem não enxerga, não aprende. É por meio da educação que essas crianças poderão mudar sua condição social e ter uma vida melhor”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske afirmou que o poder público municipal busca fazer tudo aquilo que faz parte de suas atribuições para bem atender a comunidade, mas que parcerias são necessárias. “Estamos muito felizes em poder assinar hoje este acordo de cooperação. Vocês fazem a diferença”, destacou ele.
A cerimônia, que selou a parceria, contou com a presença do vice-prefeito Alex Knak, do Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, do Presidente do Lions Clube Aliança, Jaques Eisenberger, demais membros da entidade, além de secretários municipais, vereadores, imprensa e comunidade.
Foto: Évelin Nyland
