Prefeitura lança projeto Conexão Comunitária para fortalecer vínculos entre territórios e poder público

Prefeitura lança projeto Conexão Comunitária para fortalecer vínculos entre territórios e poder público

Última atualização em 17 de outubro de 2025

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou, na tarde de quarta-feira, 15, o projeto “Conexão Comunitária – juntos por uma comunidade unida e participativa”, uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer os vínculos entre os territórios e o poder público, aproximando a gestão municipal da população por meio de ações integradas nos bairros. 


Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e parceria de todas as demais secretarias municipais, o projeto propõe levar serviços, atividades e ações do poder público aos diversos territórios de abrangência dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), estreitando as relações entre a Prefeitura e as comunidades. A primeira edição já está marcada para 8 de novembro, no bairro Santa Vitória.


A proposta foi apresentada pela secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, durante reunião com o prefeito Sérgio Moraes e todo o secretariado, realizada no auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Segundo Fátima, a iniciativa marca um novo momento para as políticas públicas voltadas à cidadania e à inclusão social. “Será o maior evento do desenvolvimento social deste ano, e o primeiro de muitos. A ideia nasceu nos territórios dos Cras a partir das escutas e demandas da comunidade”, destacou a secretária.


Fátima explicou que o projeto foi construído de forma colaborativa, a partir de reuniões realizadas com a equipe do Cras Beatriz Franz Jungblut, e que a proposta reflete o compromisso do município com a escuta ativa e o fortalecimento das redes locais. “O Conexão Comunitária surgiu em um espaço de diálogo e construção coletiva. Nosso objetivo é estar próximos das pessoas, ouvir suas necessidades e buscar caminhos conjuntos para atender o que é mais urgente em cada território”, afirmou.


Mesmo diante das limitações orçamentárias da Prefeitura neste ano, a secretária ressaltou o envolvimento de diversos parceiros públicos e privados para viabilizar as ações. “Sabemos que não conseguimos fazer tudo de uma vez, mas estamos construindo uma grande rede de apoio. Cada secretaria e instituição envolvida terá um papel essencial para que esse projeto aconteça e cresça cada vez mais”, disse.


A primeira edição do Conexão Comunitária já tem data marcada: será no dia 8 de novembro, na Praça do Bairro Santa Vitória, abrangendo toda a área atendida pelo Cras Beatriz. A expectativa é de que o evento mobilize um grande número de moradores dos bairros da zona sul do município. 


O secretário de Esportes e Lazer, Daiton Mergen, destacou que sua pasta ficará responsável, entre outros aspectos, pela coordenação das atividades esportivas do evento. “Nossa equipe já esteve no local, mapeando o espaço e planejando as atividades. Estamos planejando oferecer oficinas de skate, basquete 21, capoeira, artes marciais, vôlei, BMX, chute a gol, brinquedos infláveis, entre outras. É um evento feito para toda a família”, explicou.


Já a coordenadora do CadÚnico, Luci Rodrigues, que integra a equipe de organização, reforçou o propósito de unir esforços entre todas as áreas do governo municipal. “O Conexão é justamente sobre isso: conectar o governo e todas as secretarias. Mesmo com recursos limitados, podemos responder às demandas da comunidade com o que temos e com muita dedicação”, afirmou. 


Durante o evento, a população poderá acessar diversos serviços públicos e atividades gratuitas, entre eles:

- Atualizações do Cadastro Único (CadÚnico);

- Ações da Coordenadoria da Mulher, Coordenadoria da Diversidade, Escritório do Idoso e Departamento da Pessoa com Deficiência;

- Atualização das carteiras de vacinação;

- Feira de artesãos locais;

- Cadastro para castração de animais;

- Plantio de árvores e distribuição de mudas, Quintal da Dengue e outras atividades de educação socioambiental;

- Show de talentos e escolha do príncipe e da princesa da comunidade;

- Oficinas esportivas variadas. 


Além da participação de empresas privadas, instituições parceiras como Sine, Senac, Senai, Ciee e Unisc estarão presentes com divulgação de cursos, oportunidades de capacitação e vagas de emprego. “Mais do que um evento, o Conexão Comunitária é um convite à participação e ao pertencimento. Queremos que a comunidade sinta que o governo está presente, atento e disposto a construir junto um futuro melhor”, destacou a secretária Fátima Alves da Silva.

Fotos: Claudine Friedrich

Loading...