Cerca de 300 crianças do Programa AABB Comunidade, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), estão tendo uma oportunidade única de aprender a lidar com o dinheiro, na prática. A atividade iniciou nessa quarta, 13, e prossegue nesta quinta-feira, 14, na sede da AABB, no Bairro Country.
Trata-se do AABB Coins, em que estudantes de seis escolas do município recebem uma certa quantia de uma moeda social e podem escolher os produtos que quiserem comprar em uma grande feira instalada no local. Estão disponíveis produtos como brinquedos lúdicos, jogos, cadernos escolar, lápis, apontador, borrachas, estojos, como de uso pessoal como creme dental, fio dental, toalhas de banho e até pipoca.
Quem gostou da experiência foi o garoto Evandro Henrique Rodrigues da Silva, de 12 anos. Aluno da Escola Municipal Guilherme Hildebrand, ele conta que vai aplicar o aprendizado em casa. “Quando minha mãe me manda no mercadinho fazer compras, ela sempre pede para não gastar tudo e trazer o troco de volta. Hoje aprendi que a gente precisa ver o preço das coisas antes de sair gastando”, disse.
A coordenadora da atividade, Tatiane Ramos, do setor pedagógico da Secretaria de Educação, complementa que é este mesmo um dos propósitos da iniciativa, que alinha a educação financeira e o bom comportamento, seguindo as regras de convivência, criadas em conjunto com os educandos. “O AABB Coins é uma forma de proporcionar que eles aprendam a administrar o valor que eles receberam, além de servir de lição para o ambiente familiar. Quanto mais cedo eles entenderem sobre relações econômicas, mais preparados estarão para lidar com as finanças”, afirmou.
Participam do Programa Integração AABB Comunidade os estudantes das Emefs Guilherme Hildebrand, Harmonia, Rauber, Bom Jesus, São Canísio e Santuário.