Professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, de Santa Cruz do Sul, participaram do 2º Encontro Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, realizado no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). O evento aconteceu entre os dias 1° e 2 de outubro e reuniu 127 experiências de todo o país, promovendo dois dias de reflexões, trocas e diálogos entre escolas, universidades e gestores públicos.
Representando o município, as professoras Cleni Inês da Rosa, responsável pelas aulas de Ciências nos Anos Finais, e Graziele Cristina Thiesen Riediger, docente de Agroecologia e Sustentabilidade nos Anos Iniciais, compartilharam o relato “Escola Sustentável no Tempo Integral: experiências que nos inspiram”. O trabalho foi apresentado na tenda temática de Gestão e Participação, destacando como se deu a implementação do tempo integral na EMEF Menino Deus, a primeira escola do município a adotar o modelo, em 2024, e a parceria com o projeto Escola Sustentável da Fundação para a Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (FUPASC)
Durante o evento, o grupo participou de rodas de conversa inter-regionais, onde experiências de escolas de outros estados foram apresentadas e debatidas. As atividades, realizadas ao longo de todo o dia, proporcionaram momentos de grandes trocas pedagógicas e culturais, permitindo conhecer diferentes formas de organização da educação integral em cada região do país.
A supervisora da Secretaria de Educação, Samantha Belzareno da Rosa, responsável pela inscrição do relato, acompanhou a equipe, juntamente com a secretária municipal de Educação, Jane Sabin, o presidente da FUPASC, Jeferson May, e o coordenador de Sustentabilidade da Fundação, Sebastião Bohrer, idealizador do projeto Escola Sustentável.
Segundo as professoras, participar da Mostra foi uma experiência enriquecedora. “O evento realmente nos trouxe muitas inspirações e um grande sentimento de pertencimento, pois foi possível ver quanto o Tempo Integral é importante para a comunidade e precisa ser pensado todos os dias de maneira conjunta, e que as ações que envolvem sustentabilidade são um caminho muito relevante para se pensar e se fazer uma educação integral em Tempo Integral.”, destacaram.
O Encontro Nacional faz parte do Programa Escola em Tempo Integral, política pública do Governo Federal que estimula a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a UFMG, por meio do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos voltados à educação integral.
