Escola Menino Deus compartilha experiência em encontro nacional sobre Educação Integral

Escola Menino Deus compartilha experiência em encontro nacional sobre Educação Integral

Última atualização em 10 de outubro de 2025

Professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, de Santa Cruz do Sul, participaram do 2º Encontro Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, realizado no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). O evento aconteceu entre os dias 1° e 2 de outubro e reuniu 127 experiências de todo o país, promovendo dois dias de reflexões, trocas e diálogos entre escolas, universidades e gestores públicos.


Representando o município, as professoras Cleni Inês da Rosa, responsável pelas aulas de Ciências nos Anos Finais, e Graziele Cristina Thiesen Riediger, docente de Agroecologia e Sustentabilidade nos Anos Iniciais, compartilharam o relato “Escola Sustentável no Tempo Integral: experiências que nos inspiram”. O trabalho foi apresentado na tenda temática de Gestão e Participação, destacando como se deu a implementação do tempo integral na EMEF Menino Deus, a primeira escola do município a adotar o modelo, em 2024, e a parceria com o projeto Escola Sustentável da Fundação para a Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (FUPASC)


Durante o evento, o grupo participou de rodas de conversa inter-regionais, onde experiências de escolas de outros estados foram apresentadas e debatidas. As atividades, realizadas ao longo de todo o dia, proporcionaram momentos de grandes trocas pedagógicas e culturais, permitindo conhecer diferentes formas de organização da educação integral em cada região do país.


A supervisora da Secretaria de Educação, Samantha Belzareno da Rosa, responsável pela inscrição do relato, acompanhou a equipe, juntamente com a secretária municipal de Educação, Jane Sabin, o presidente da FUPASC, Jeferson May, e o coordenador de Sustentabilidade da Fundação, Sebastião Bohrer, idealizador do projeto Escola Sustentável.


Segundo as professoras, participar da Mostra foi uma experiência enriquecedora. “O evento realmente nos trouxe muitas inspirações e um grande sentimento de pertencimento, pois foi possível ver quanto o Tempo Integral é importante para a comunidade e precisa ser pensado todos os dias de maneira conjunta, e que as ações que envolvem sustentabilidade são um caminho muito relevante para se pensar e se fazer uma educação integral em Tempo Integral.”, destacaram.


O Encontro Nacional faz parte do Programa Escola em Tempo Integral, política pública do Governo Federal que estimula a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a UFMG, por meio do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos voltados à educação integral.

Loading...