MOTO1000GP supera expectativas e leva 26 mil pessoas ao Autódromo

MOTO1000GP supera expectativas e leva 26 mil pessoas ao Autódromo

Última atualização em 06 de outubro de 2025

Santa Cruz do Sul voltou a ser palco da velocidade em duas rodas neste fim de semana. Depois de dez anos, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade - Moto1000GP acelerou novamente no Autódromo Internacional, reunindo 106 pilotos de dez países em sete categorias. O público de 26 mil pessoas pôde acompanhar corridas ao longo dos três dias de programação, de sexta-feira, 3, a domingo, 5. A última passagem da competição no município havia sido em 2015.


Mesmo sob calor acima dos 30 graus, os torcedores - vindos de diversas cidades do Brasil e até mesmo de países vizinhos, como Argentina e Paraguai - marcaram presença em peso, principalmente no domingo. Além das arquibancadas e áreas de paddock, muitos acamparam nos arredores do autódromo, fazendo churrasco e transformando o evento em um grande encontro de famílias e amigos. De acordo com a organização, o público somou 26 mil pessoas ao longo de todo o final de semana — superando muito a expectativa inicial, que era de 15 mil pessoas. 


O produtor do Moto1000GP, Orlei Silva, comemorou o resultado e destacou a qualidade do espaço, principalmente da pista. “Santa Cruz do Sul está de parabéns. A pista é sensacional, nossos pilotos já no primeiro treino em condições de sol quebraram o recorde de 2015. Isso mostra a excelência da reforma feita no autódromo. A pista ficou muito mais rápida”, afirmou. Ele também agradeceu o acolhimento recebido na cidade e a mobilização do público. “Fomos muito bem recebidos e ver essa arquibancada cheia é gratificante. Esse público todo já é combustível para garantirmos Santa Cruz no calendário oficial da competição em 2026”, celebrou. 


Este foi o segundo grande evento realizado no Autódromo Internacional após sua reinauguração, em 14 de setembro, quando a Fórmula Truck reuniu cerca de 25 mil espectadores no local.


Prefeito Sérgio Moraes destaca impacto econômico e projeta novas melhorias


Em pronunciamento à imprensa, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, recordou que foi durante seu mandato anterior como prefeito, há mais de duas décadas, que o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul foi construído. Ele lamentou o abandono que a estrutura sofreu ao longo dos anos, mas destacou a determinação da atual gestão em recuperar o espaço.


“Quando reassumimos, encontramos o autódromo em estado de abandono: banheiros depredados, instalações elétricas furtadas, telhados destruídos, a pista arruinada e cheia de ondulações. Revitalizamos cada detalhe, desde a pavimentação da pista até melhorias de infraestrutura, para devolver este patrimônio da melhor forma à comunidade”, afirmou.


Moraes ressaltou que a retomada dos grandes eventos já trouxe resultados expressivos para a cidade. “Neste fim de semana, tivemos hotéis lotados, comércio fortalecido e milhares de visitantes circulando pela cidade. É dinheiro que fica em Santa Cruz, gera emprego, renda e ainda divulga o município para o Brasil e países vizinhos, como Argentina e Paraguai, que vieram em grande número prestigiar o Moto1000GP”, analisou. 


O prefeito também destacou o caráter cultural e familiar do evento. “O autódromo é um espaço onde todos se encontram. É tradição do nosso público acampar nos arredores, fazer churrasco. Aqui todos são iguais, seja com uma barraca simples, uma Kombi, um motorhome ou caminhão”, disse. 


Projetando o futuro, Moraes anunciou novos investimentos para 2026, como a instalação de coberturas fixas, painéis solares e outros tipos de infraestrutura que possam melhorar a experiência do público. Ele também confirmou que o calendário de provas será concentrado entre os meses de setembro e maio, reservando o inverno para manutenções. “Estamos trabalhando para garantir ainda mais qualidade e conforto, porque este autódromo é motivo de orgulho e uma vitrine de Santa Cruz do Sul para o mundo”, pontuou.

Fotos: Claudine Friedrich

Loading...