Um mutirão realizado neste sábado, 4, movimentou as unidades básicas de saúde de Santa Cruz do Sul, que estiveram abertas durante todo o dia para atender a população. A iniciativa, proposta pela Prefeitura, teve como objetivo ampliar o acesso aos serviços, reduzir filas de consultas e oferecer atividades de prevenção e educação em saúde.
Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) tanto da cidade quanto do interior participaram da mobilização. Conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), foram contabilizados 1.040 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, além da aplicação de 505 vacinas e da realização de 455 visitas domiciliares por agentes comunitários de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, idealizador da iniciativa, avalia positivamente os resultados. “A repercussão desta ação foi muito boa. Abrir os postos de saúde aos sábados é algo inovador e extremamente importante para a comunidade. Além de uma oportunidade para os cidadãos atualizarem a carteira de vacinação, a abertura neste sábado veio para possibilitar que pessoas com dificuldades de comparecer durante a semana, em razão do horário de trabalho, pudessem realizar algum procedimento necessário”, destaca.
Na ESF Senai, por exemplo, mais de 50 pessoas foram atendidas ao longo do dia. A enfermeira responsável pela unidade, Fernanda dos Santos Iochims, relatou o intenso movimento. “Estamos tendo bastante procura desde cedo. A divulgação foi boa e a população compareceu”, contou. Para dar conta da demanda, sete profissionais foram mobilizados, além de convidados externos, que colaboraram com dinâmicas e atividades.
Segundo Fernanda, as vacinas de rotina foram as mais procuradas, especialmente contra a dengue, que está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Isso se deve à busca ativa realizada anteriormente por agentes de endemias, que orientaram os moradores sobre a vacinação e reforçaram o Dia D.
Além das consultas médicas e de enfermagem previamente agendadas, a programação contou com atividades de educação em saúde, auriculoterapia, ações voltadas à saúde da mulher, exposições e dinâmicas relacionadas ao Outubro Rosa.
“Estivemos há semanas nos preparando para este dia. É sempre muito gratificante, porque foge da rotina, promove a saúde de diferentes formas e fortalece o vínculo com a comunidade”, analisa a enfermeira.
A mobilização deste sábado também marcou o Dia D de Multivacinação em Santa Cruz do Sul, antecipado em relação ao calendário nacional. Enquanto no restante do país a ação está prevista para 18 de outubro, no município a data foi adiantada em virtude da já programada abertura das unidades.
Horários alternativos para ampliar o acesso
O mutirão integra um conjunto de medidas adotadas pela Secretaria de Saúde para ampliar o acesso e melhorar o atendimento à população. Desde setembro, algumas unidades vêm realizando plantões noturnos, das 17h30 às 20h30, em dias alternados, com oferta de consultas médicas e de enfermagem, vacinas e atividades educativas.
A estratégia busca reduzir o tempo de espera por consultas eletivas. Enquanto as consultas são realizadas mediante agendamento prévio, as vacinas e atividades de educação em saúde são ofertadas a toda a população sem necessidade de marcação.
Para o secretário Rodrigo Rabuske, as iniciativas reforçam o compromisso do município em buscar alternativas que facilitem a vida dos cidadãos. “São horários e formatos diferentes de atendimento, pensados para atender melhor a comunidade e tornar o sistema de saúde mais ágil e acessível”, conclui.
Foto: Claudine Friedrich