A Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Cruz do Sul, em parceria com o SENAR e o Sindicato Rural, promove entre os dias 1º e 3 de outubro o Curso de Produção de Derivados de Leite, voltado aos agricultores da região. A capacitação será realizada no Banco de Alimentos, com carga horária de 24 horas. A abertura oficial acontece no dia 1º, às 8h30 da manhã.
O curso é uma continuidade da Formação em Fabricação de Queijos, realizada em maio deste ano, onde os participantes aprenderam a produzir oito tipos diferentes do derivado. Agora, a iniciativa busca ampliar os conhecimentos, capacitando os produtores para a fabricação de outros produtos lácteos, com qualidade e segurança.
A ação faz parte do Programa Municipal da Agroindústria Familiar, criado em 2022, com o propósito de apoiar e fortalecer unidades agroindustriais familiares, estimular o empreendedorismo no meio rural, incrementar a renda das famílias e promover atividades de formação profissional.
O curso beneficia 15 participantes, em sua maioria mulheres agricultoras de Santa Cruz do Sul que trabalham com gado leiteiro e possuem a matéria-prima dos produtos em suas propriedades. O Curso também recebe alunos de Vera Cruz e Passo do Sobrado.
A formação será instruída pelo médico veterinário do SENAR, Cláudio Rocha. A iniciativa conta com apoio do Sicredi e da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Banco de Alimentos.
Foto: Elemir Polese