23 vozes da Escola Municipal Menino Deus, de Santa Cruz do Sul, encantaram o público no último fim de semana, durante o 10º Festival Nacional de Coros Infantojuvenis, no município de Capão da Canoa, organizado pela Fundação Pro Música daquele município. A viagem foi possível graças ao auxílio de alguns parceiros da escola, e do município de Santa Cruz, através da Secretaria de Educação. Na ocasião, o Coral Menino Deus interpretou três canções: Anunciação, de Alceu Valença, Cantem Señores, canção popular da Argentina, e De Dentro pra Fora, de Júlia Vitória.
De acordo com a diretora da instituição, Leila Adriane Lopes Berlt, foi a primeira apresentação do grupo para um público. “Eles fizeram uma apresentação maravilhosa. Foram muito aplaudidos, e isso foi muito gratificante porque lá estavam corais com muito mais tempo de formação, que reconheceram o talento dos nossos alunos”, contou.
O Coral Menino Deus foi criado há pouco mais de um mês. Regido pelo maestro Maiquel Silva, a ideia surgiu após o professor perceber o talento de muitas meninas no canto. “Casualmente vi algumas alunas cantando, e vi nelas um potencial para criarmos o coro”, conta.
Desde então, o grupo se reúne toda terça-feira, no turno inverso ao da aula, para a realização dos ensaios. Uma das mais empolgadas com a oportunidade é a estudante Raíssa Francieli Moraes da Silva, de 15 anos. “Minha mãe me apoiou muito para que eu participasse, e é muito emocionante fazer parte disso. Estar no palco e ser aplaudida, não tem preço”, disse.
Nessa terça-feira, 13, o grupo iniciou os ensaios para se apresentar, pela primeira vez, para a escola e os familiares no encerramento do ano letivo. Uma das canções é Aleluia, cuja interpretação inicial é feita pela estudante Raquel Landir da Silva Moraes, de 15 anos, que comoveu a todos pela afinação e potência vocal. “Para nós é emocionante ver o que está acontecendo. O coral não está só mostrando talentos, mas está contribuindo na disciplina, no relacionamento entre os próprios alunos e na autoestima deles”, afirmou a diretora Leila.