Palacinho é palco de ato de conscientização sobre doação de órgãos

Palacinho é palco de ato de conscientização sobre doação de órgãos

Última atualização em 29 de setembro de 2025

Nesta sexta-feira, 26, o Palacinho foi palco de um importante ato de conscientização sobre doação de órgãos, proposto pelo vereador Jeferson Redondo por ocasião do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado neste sábado. Além do prefeito Sérgio Ivan Moraes, de secretários e vereadores, pessoas transplantadas e familiares estiveram presentes e compartilharam seus depoimentos e experiências, destacando as dificuldades encontradas no acesso a serviços de saúde, mercado de trabalho e qualidade de vida.


Profissionais do Hospital Santa Cruz - única instituição que atua no processo de captação de órgãos na cidade -  também marcaram presença e falaram sobre os desafios ao longo de todo o processo, em especial na abordagem  às famílias que perderam entes queridos, potenciais doadores. Até mesmo o Zé Gotinha compareceu vestindo um cachecol verde, em alusão ao Setembro Verde.


Às vésperas do  Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro, o ato, proposto pelo vereador, teve o objetivo de disseminar o tema e incentivar mais  pessoas a comunicarem para seus familiares o desejo de serem doadoras. É também de Jeferson Redondo, com o propósito de dar visibilidade e ressaltar o compromisso institucional com a causa,  a indicação feita ao Executivo para que seja providenciada a iluminação verde na Câmara de Vereadores durante a semana do dia 27.


Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, mais de 80 mil pessoas aguardam por um transplante no Brasil. Mesmo com o aumento das discussões sobre o assunto nos últimos anos, o tema ainda é considerado polêmico e de difícil compreensão, o que resulta em um alto índice de recusa familiar.

Foto: Évelin Nyland


Loading...