Semana da Pessoa Idosa será realizada de 24 de setembro a 1º de outubro

Semana da Pessoa Idosa será realizada de 24 de setembro a 1º de outubro

Última atualização em 18 de setembro de 2025

Ampliar as discussões sobre os direitos da pessoa idosa e promover ações que motivem sua autonomia, integração e participação ativa na sociedade são os objetivos da Semana Municipal da Pessoa Idosa, que vai acontecer em Santa Cruz do Sul, entre os dias 24 de setembro e 1º de outubro. Estão previstas uma série de atividades organizadas pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.


A abertura oficial da semana acontecerá na próxima quarta-feira,  dia 24, às 14h, no Palacinho da Praça da Bandeira, com a presença de autoridades e coordenações de grupos de idosos. Já na quinta-feira,  dia 25, às 13h30, a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), delegada Raquel Schneider, vai proferir uma palestra sobre golpes, no espaço do Coworking Cultural. No mesmo dia e local, às 16 horas, haverá uma apresentação de Angela Diehl, com músicas do bicentenário da imigração alemã, também no Coworking Cultural.


Na sexta-feira, o Projeto Mãos de Criam também estará no Coworking Cultural com a oficina Tricotando Experiências e,  no sábado, dia 27, está prevista uma caminhada dos grupos de idosos da Catedral São João Batista até a Praça da Cultura, com a presença do Dr. Só Risos. Em seguida haverá  mateada, música, serviços de saúde e a participação do Escritório de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de entidades como Sesc, Unisc, Apopesc, Cemas, Caps, entre outras. .


A programação também inclui apresentações de dança, coral, teatro e música, além de eventos como o Dia do Município, em 28 de setembro, e o Baile da Pessoa Idosa, no dia 1º de outubro, no CTG Lanceiros. O encerramento da semana será marcado pela inauguração do Centro de Promoção à Saúde da Pessoa Idosa e  assinatura da lei que sanciona a política da pessoa idosa.


Outras atividades incluem homenagens aos servidores municipais com mais de 60 anos, visita às clínicas geriátricas e ILPIs com músicos, mostra cultural, apresentações artísticas e atividades esportivas.


Loading...