Autódromo de Santa Cruz do Sul poderá sediar maratona com grandes nomes do atletismo em 2025

Autódromo de Santa Cruz do Sul poderá sediar maratona com grandes nomes do atletismo em 2025

Última atualização em 27 de agosto de 2025

O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul poderá ser palco, no próximo ano, de uma corrida inédita. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira, 21, ao prefeito Sérgio Moraes pelos atletas olímpicos Jaqueline Weber e Fabiano Peçanha, organizadores da corrida Infit 1000 Km.


A ideia é realizar em 2025 uma edição especial do evento no Autódromo, que estará todo revitalizado, proporcionando aos atletas uma experiência diferenciada de corrida fora do ambiente urbano. Em 2023, a competição já reuniu 450 corredores no Lago Prefeito Telmo Kirst. Para o próximo ano, a expectativa é dobrar esse número, com até mil inscritos, além de oferecer atrações para toda a família, como almoço no local, brinquedos para crianças e áreas de lazer.


Na avaliação dos organizadores, correr na pista do Autódromo trará uma experiência única. “Será uma corrida diferente, com uma sensação especial para os atletas e também uma oportunidade para que a comunidade aproveite o espaço de outra maneira”, avaliaram Jaqueline e Fabiano.


O prefeito Sérgio Moraes recebeu com entusiasmo a proposta e destacou a infraestrutura do local. O Autódromo dispõe de banheiros, áreas seguras para crianças e está situado ao lado do Parque de Eventos, que conta com espaço para acampamentos, churrasqueiras e área verde. 


Ele ressaltou ainda que, embora a pista deverá ser prioritariamente utilizada para corridas automobilísticas de setembro a maio - período mais quente do ano, que atrai maior público -, os meses de inverno foram justamente pensados para a realização de outros tipos de eventos. “Esta maratona tem tudo para ser um grande atrativo nesse período, movimentando o Autódromo, trazendo famílias para cá e mostrando a versatilidade do espaço”, analisou o prefeito. 


A secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, também destacou o potencial de integração entre esporte e turismo. “Um evento desse porte pode atrair participantes de diferentes regiões do país, movimentando a economia local e promovendo Santa Cruz do Sul como destino turístico. A própria reforma do Autódromo já foi planejada pensando nesse objetivo: criar condições para que ele se tornasse um espaço capaz de receber grandes eventos e gerar movimento para a cidade”, afirmou.


O encontro contou ainda com a participação do secretário de Esportes e Lazer, Daiton Mergen. Na reunião, também foram discutidas possibilidades de captação de recursos para a construção de uma pista sintética e outros incentivos ao esporte no município.


A definição da data e demais detalhes da corrida Infit 1000km no Autódromo deverão ser tratados em novos encontros entre os organizadores e a Prefeitura.

Loading...