Neste próximo final de semana, o Parque da Oktoberfest será sede, mais uma vez, de um dos maiores eventos da cultura gaúcha. É o 37º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que promete trazer a Santa Cruz do Sul mais de 5 mil artistas amadores para competições de dança. O público que for prestigiar a programação de sexta-feira a domingo, 15 a 17, também terá a oportunidade de adquirir produtos da agricultura familiar, que serão comercializados no Centro de Eventos por agroindústrias locais.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Décio Hochscheidt, a iniciativa inédita surgiu de uma parceria entre o Município e a organização do evento. “É uma oportunidade para incrementar a renda dos nossos agricultores locais e também promover a produção artesanal local, que preserva costumes e métodos tradicionais de fabricação que prevalecem nas famílias santa-cruzenses”, analisa o secretário.
As bancas funcionarão nos três dias de evento, das 9h às 21h. Entre os produtos que serão oferecidos estão biscoitos, bolachas, grostolis, rapaduras, conservas vegetais, bolos, chips de aipim, sucos, nozes, conservas de ovos de codorna, embutidos, bacon, óleos e essências à base de lavanda.
As agroindústrias participantes são: Produtos Coloniais Kist, Produtos Coloniais Neumann, Pagliarini Agroindústria, Sítio do Ipê Amarelo, Konserven, Charcutaria Kist e Recanto Aromas do Monte. Todas fazem parte da AgroFeira, um projeto lançado neste ano pela Secretaria Municipal de Agricultura.
A programação do Enart começa no dia 14 de novembro, com uma mostra artística gratuita no Ginásio Poliesportivo, das 20h às 22h. De 15 a 17, acontecerão as competições, que vão das danças tradicionais à declamação de poesia e apresentações musicais. Os ingressos estão disponíveis no site minhaentrada.com.br. Quem levar um brinquedo novo para doação garante a pulseira solidária com desconto.