O Festival Santa Cruz de Cinema transpôs os portões da universidade e foi parar dentro da sala de aula. Por uma iniciativa da vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, Marinei Schmidt, e do professor de Língua Portuguesa, Aylon Dutra, alunos dos anos finais tiveram a oportunidade de assistir nesta quinta-feira, 10, ao curta-metragem A Balada de um Artista em extinção, premiado este ano com o Troféu Tipuanas de melhor filme na Mostra Olhares Daqui.
Após a exibição do filme, os alunos, bastante participativos, puderam conversar e trocar ideias com os diretores Maurício Brem e Vitz Almeida (que também roteirizou e atuou no papel principal), conhecer um pouco do universo cinematográfico e entender as etapas de uma produção, desde a ideia inicial, até saber das motivações dos convidados para escolha da profissão. A conversa foi mediada pelo professor Aylon e durante cerca de uma hora, os diretores dividiram com os alunos e professores suas experiências pessoais e profissionais.
Segundo a diretora Marinei, a atividade foi bastante enriquecedora para os estudantes. “Acompanho o Festival de Cinema desde a primeira edição, como convidada de escola do Estado e levando turmas do ensino médio. Quando o Aylon (professor) trouxe essa ideia eu abracei porque para as escolas do fundamental é difícil participar já que o festival acontece à noite”, explicou.