O prefeito Sérgio Moraes recebeu, no Salão Nobre do Palacinho, na manhã desta terça-feira, 8, a Comissão dos Festejos Farroupilhas, que apresentou ao executivo municipal, o cronograma de atividades que serão oferecidas na programação deste ano.
O presidente da entidade, Jacson Franco, realizou a apresentação do cronograma. “Ainda estamos em fase de construção, mas muitas coisas estão praticamente definidas”, disse Franco. Ele veio acompanhado do presidente da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS), Tibicuera Almeida, e do representante do grupo Cavaleiros da Integração, Alaor Canês. Também prestigiaram o encontro o secretário de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, da subsecretária, Zoraia de Jesus Pereira, e dos secretários de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, de Educação, Jane Sabin, de Fazenda, Bruno Faller, e o vereador Andrei Barboza.
O destaque da programação é o tradicional desfile farroupilha, que neste ano ocorrerá na Rua Marechal Floriano, no dia 20 de Setembro, dia da Revolução Farroupilha. Durante o encontro, surgiu também a ideia de outras atrações na região central. “Quero uma programação que nossa comunidade participe e sinta-se prestigiada”, disse o prefeito, que mencionou ainda a importância que Santa Cruz alcançou no segmento tradicionalista, por sediar eventos como o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), e por ser palco novamente em 2026, da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars).
Nesta mesma linha, a subsecretária de Cultura, Zoraia de Jesus Pereira, salientou a importância de as atividades incluírem não só tradicionalistas, mas toda a população. A Semana Farroupilha é o principal evento tradicionalista da nossa cidade. Queremos cada vez mais nos aproximarmos da nossa comunidade, celebrando os festejos com a participação de todos. Se estamos nos Galpões de CTG, é para todos, se estivermos na praça, é para todos”, frisou Pereira.
O presidente da ATS, Tibicuera Almeida, também ressaltou. “Nossa intenção é fazer de um jeito diferente, para que seja um dos melhores festejos Farroupilhas que já tivemos, pois precisamos dar um ápice ainda maior para o tradicionalismo”, afirmou. Ao final, o prefeito assegurou que a Comissão dos Festejos pode contar com o apoio do município para colaborar no cronograma das atividades.