Para a Escola Municipal Dona Leopoldina, de Linha João Alves, não foi surpresa que o aluno Davi Maffi, de 13 anos, tenha conquistado medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O talento dele já é reconhecido entre os colegas e os professores em várias situações. De acordo com a diretora, Daniela Beatriz Henkes, Davi se destaca em competições de cubo mágico, de robótica, integra o Grêmio Estudantil da escola e tem facilidade na oratória. "Ele é um aluno que está sempre disposto a ajudar os colegas, muito querido por todos e muito dedicado", disse a diretora, ressaltando que a medalha de bronze foi uma conquista e um incentivo para se empenhar ainda mais.
Segundo o professor de Matemática da instituição, Cauê Evangelho Pinheiro, o estudante se destaca não somente em cálculos, mas em todas as disciplinas. “Para nós, enquanto professores, é sempre bom quando um aluno se sobressai, isso nos orgulha e nos motiva em nosso trabalho”, disse o professor.
A disputa da olimpíada ocorreu no ano passado, mas ele recebeu a medalha em junho deste ano, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acompanhado pela diretora, pela vice-diretora, Júlia Muradás, e pela mãe, Mariane. "Agora já estou me preparando para outras etapas e pretendo conseguir medalha de prata ou de ouro", disse o estudante. Orgulhosos também estão os pais de Davi, Mariane e Valmor Maffi.
Em 2018, a EMEF Dona Leopoldina já havia conquistado medalha de Ouro na OBMEP, através do estudante Nathan Schwengber, que foi recebê-la na Bahia, acompanhado pela professora Lucilda Beatriz Bellinaso e a vice-diretora Maria Clarice Kauffmann. No ano seguinte ele recebeu medalha de bronze.
A secretária de educação, Jane Sabin, elogiou o empenho da escola em dar suporte ao estudante. “Ficamos felizes sempre que os estudantes se destacam em algo, é bom para a escola, para o professor, e isso reflete a sintonia que há entre educador e educando. Parabenizo a todos da EMEF Dona Leopoldina por esta conquista”, afirmou.