O prefeito Sérgio Moraes recebeu, na tarde desta quarta-feira, 25, no Palacinho, o supervisor de Filial de Governo da Caixa Econômica Federal, Gian Franco Salamoni. O encontro teve como principal objetivo discutir alternativas para a situação financeira do Município, especialmente no que diz respeito ao pagamento de financiamentos vinculados a obras públicas.
Participaram da reunião os secretários municipais da Fazenda, Bruno Faller, de Administração e Gestão, Matheus Ferreira, além de integrantes da equipe técnica responsável pela captação de recursos públicos.
Diante das dificuldades econômicas enfrentadas por Santa Cruz do Sul, que se agravaram com a enchente da última semana, o prefeito solicitou a prorrogação dos prazos de pagamento, com a concessão de carência temporária. “Tenho estradas, pontes e tantos outros danos para recuperar. São demandas urgentes, e preciso de recursos disponíveis para atender à população neste momento crítico”, destacou Moraes.
Durante a reunião, também foi abordada a possibilidade de renegociação de contratos firmados em anos anteriores entre o Município e a Caixa, buscando taxas de juros mais vantajosas. “No último ano, torraram o dinheiro da Prefeitura. Agora, estamos tendo que economizar muito e buscar alternativas para equilibrar as finanças”, lamentou o prefeito.
O representante da Caixa sinalizou que, por se tratar de um pleito isolado, a aprovação deste tipo de medida é mais difícil. Segundo Gian Salamoni, no ano passado, ações semelhantes foram viabilizadas graças à mobilização conjunta de municípios e entidades representativas.
Com isso, o prefeito já deu início às tratativas para buscar apoio institucional da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), além de articulação política em Brasília com o deputado federal Marcelo Moraes, para reforçar as mobilizações junto ao governo federal e à instituição financeira.