Prefeitura de Santa Cruz lança novo site, mais moderno e intuitivo

Última atualização em 17 de outubro de 2024

Após mais de uma década em operação, o principal portal online de acesso aos serviços públicos de Santa Cruz do Sul ganha, agora, uma reformulação completa. A partir desta quinta-feira, 17, quem acessar o endereço eletrônico santacruz.rs.gov.br encontrará um novo layout, com design moderno, interface mais limpa e organizada, menus simplificados e seções mais fáceis de localizar. A navegação foi aprimorada com novos ícones e cores, proporcionando uma experiência visual mais agradável e intuitiva para os cidadãos.

O desenvolvimento do novo site vem sendo conduzido há seis meses pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Município. Segundo o coordenador Ricardo Voigt, um dos principais objetivos da nova versão é facilitar o acesso às informações de utilidade pública. "No site antigo, um dos maiores problemas era a mistura entre serviços e notícias, o que dificultava a procura por informações específicas. Agora, conseguimos resolver essa questão. Além disso, a nova aba de pesquisa vai incluir banners e botões em destaque na tela inicial, ampliando os resultados das buscas", explica.

A ideia surgiu por iniciativa do secretário municipal de Relações Institucionais e Esportes, Everson Carvalho de Bello, com o apoio de jornalistas e publicitários da Prefeitura. De acordo com o secretário, um diferencial importante é a responsividade aprimorada, que permite que o design do site se ajuste automaticamente a diferentes tamanhos de telas, como celulares e tablets. O novo portal também valoriza a acessibilidade: já foi implementado um botão para tradução em Libras, e novas adaptações serão feitas após o lançamento para viabilizar o acesso a pessoas com deficiência. “Vamos disponibilizar aos cidadãos um site mais aprimorado, com mais funcionalidades, sem gerar custos extras ao Município”, destaca Bello.