Novo sistema de licenciamento ambiental entra em operação em Santa Cruz do Sul

Novo sistema de licenciamento ambiental entra em operação em Santa Cruz do Sul

Última atualização em 15 de maio de 2025


A Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou, nesta quarta-feira (14), a implantação de um novo sistema de licenciamento ambiental, que promete tornar mais eficientes e transparentes os serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. Em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho, foi apresentada a plataforma Aprova Digital, uma ferramenta eletrônica de gestão que centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente digital. O sistema substitui o antigo Sysnova Ambiental, que fica desativado a partir de agora. 


O Aprova Digital utiliza tecnologia de alta segurança e inteligência artificial para tornar os processos mais ágeis e menos burocráticos. Com isso, empreendedores, profissionais e cidadãos poderão solicitar, diretamente pelo site da Prefeitura, licenciamentos ambientais, autorizações de arborização, declarações e certidões — em qualquer hora e lugar. Durante o evento, a implantadora de sistemas do Aprova Digital, Natacha Santoni, destacou que a proposta é modernizar os trâmites administrativos: “Nosso objetivo é facilitar a vida dos cidadãos, oferecendo mais agilidade, eficiência e transparência. Tudo passa a ser digitalizado, com acompanhamento em tempo real pelo usuário”.


O prefeito Sérgio Moraes também enfatizou a importância da iniciativa. Em um discurso descontraído, ele defendeu a desburocratização da máquina pública. “O nosso compromisso aqui é com o bem-estar e o crescimento da comunidade. Muitas vezes, quem atrapalha é a própria Prefeitura. O cidadão quer trabalhar, gerar emprego, pagar impostos — e encontra barreiras. Isso precisa mudar. A Prefeitura não pode ser um entrave, mas sim uma facilitadora. Quem age de má-fé tem que ser identificado e punido, mas quem quer trabalhar deve ter seu caminho facilitado”, frisou o prefeito. 


A secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, revelou que a implementação vem ao encontro de uma demanda do próprio prefeito: “Já no início da gestão, em janeiro, o prefeito nos solicitou que buscássemos soluções para agilizar o licenciamento ambiental. Hoje celebramos um divisor de águas na gestão ambiental do Município”. 


Priscila também agradeceu ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, que viabilizou os recursos para a implantação do sistema, e ressaltou os avanços proporcionados pela mudança: “Estamos trazendo mais transparência, organização e celeridade para os serviços. Todos os processos passam a ser digitalizados, com prazos definidos e acompanhamento online. Isso não só otimiza o trabalho do setor público, mas também apoia os empreendedores, que são fundamentais para o desenvolvimento de Santa Cruz do Sul”. 


O novo sistema já vinha sendo utilizado na Secretaria Municipal de Planejamento desde 2022 e, agora, fica expandido para a área ambiental. Entre os benefícios, estão a redução do tempo de espera — que poderá cair pela metade —, o fim da papelada, a automação de cobranças e confirmações de pagamento, além da segurança dos dados e da maior transparência nos procedimentos. Na próxima segunda-feira, 19, os servidores municipais passarão por uma capacitação online para se familiarizar com o novo sistema e sanar dúvidas sobre seu funcionamento.



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