Desde o fim de maio, quando as águas baixaram e os campos verdes voltaram a aparecer no Distrito de Rio Pardinho, equipes da Secretaria Municipal de Agricultura atuam de forma constante, com pelo menos duas máquinas, em uma força-tarefa para o desassoreamento das valas comunitárias usadas para drenagem da várzea, que acabaram ficando obstruídas pela ação da enxurrada. Agora, com apoio do governo estadual, o serviço foi intensificado. Mais três retroescavadeiras hidráulicas foram contratadas, por meio de convênio firmado com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, que viabiliza o pagamento de horas-máquina para o Município.
O secretário municipal de Agricultura, Décio Hochscheidt, explica que a meta é desassorear todas as valas coletivas até o fim do ano, permitindo que os agricultores possam dar andamento aos plantios sem enfrentar problemas com a erosão do solo. “Esse trabalho é uma determinação da prefeita Helena Hermany e abrange toda a área alagada do Distrito de Rio Pardinho. Já abrimos mais de 20 quilômetros de valas para garantir o escoamento adequado da água, e não vamos parar até contemplar todas as áreas atingidas”, afirma Décio. Ele ainda destaca que os serviços, coordenados pela sua equipe, são executados sem a necessidade de licenciamento ambiental, e que os operadores são orientados a tomar todos os cuidados para não derrubar árvores e não agredir o meio ambiente.
Desobstrução de valas internas
Além da intervenção em Rio Pardinho, outras escavadeiras da Secretaria de Agricultura atuam na Patrulha Agrícola, realizando serviços para propriedades particulares, como abertura de valas para drenagem e irrigação, construção de açudes, abastecimento de água, apoio à piscicultura, terraplanagem e preparação de alicerces em áreas rurais. Atualmente, os trabalhos estão concentrados em Linha Paraná, Cerro Alegre Alto e Linha General Osório. Produtores que precisam de apoio para desassoreamento de valas internas podem se inscrever na Secretaria de Agricultura. Para serem atendidos, é necessário apresentar bloco de produtor, estar em dia com as obrigações fiscais e contribuir com uma contrapartida. O atendimento é das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia, na Rua Tenente-Coronel Brito, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (51) 3690-4137.