Um evento diferenciado, com foco na educação aliada à tecnologia da informação (TI). Na manhã desta terça-feira, 15, foi realizado nas dependências do Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, oGurias na TI. A iniciativa reuniu meninas estudantes e professoras das Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) São Canísio, Bom Jesus, Harmonia e Guilherme Simonis, de Boa Vista.
Elas tiveram a oportunidade de conhecer o que seria a Tecnologia de Informação (TI) e os benefícios advindos deste aprendizado e o que reflete para os futuros profissionais que buscam se inserir no mercado de trabalho.
A iniciativa foi promovida pelo Gauten, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a empresa Idealogic Software. Também foram convidados para apresentarem um case sobre a importância do aprendizado na área da tecnologia os profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Jane Wunder Sabin e a diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Daniela Laner.
A abertura do Gurias na TI contou com palestras da subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Anette Schiemann Pegas e das profissionais do ramo de TI, Shirley Beatriz Schneider e Claudete Fischer. Elas trouxeram para as jovens estudantes a experiência adquirida ao longo das carreiras e a oportunidade que tiveram no mercado de trabalho. "O objetivo do Gurias na TI é mostrar que as mulheres podem estar inseridas na área da tecnologia", disse Shirley.
Shirley destacou, em sua fala, que, profissionalmente, sorte não existe. “Sorte é estudar muito. Nada cai do céu e sem esforço em busca da conquista. Devemos ir ao encontro da capacidade e do conhecimento, sempre!”, salientou.
Assim também a tecnologia fez parte da vida de Claudete. “Minha trajetória iniciou na Afubra, no setor do Centro de Processamento de Dados (CPD). Foi um grande desafio e hoje percebemos que a cada dia há evolução na tecnologia. Foi isso que repassamos para as jovens que devem sempre buscar a qualificação”, afirmou.
Presente no evento Bruna Queiroz, responsável pelo Núcleo Tecnolóigico Municipal (NTM), da Secretaria de Educação, ela também ressaltou. “Fiz o curso técnico e fui para o curso de Licenciatura em Computação. Quando chegamos ao mercado de trabalho, o primeiro passo é saber os recursos na área da Informática. Vocês podem ir além e existem os clubes de robótica. A tecnologia está em todos os âmbitos de nosso dia a dia”, frisou.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Profissionais do Senai, Pedro Machado, Josias Goulart e Jeferson Jahn, são exemplos desta caminhada no ramo da Robótica Móvel. Eles trouxeram suas experiências para as jovens e a importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho. Destacaram que a tecnologia evoluiu muito e continua neste patamar e que pessoas preparadas têm mais espaço de inserção. “Um exemplo que destacou Santa Cruz do Sul neste cenário foi a conquista dos jovens Matheus Maus Gassen e Matheus Kern Eichherr, do curso Técnico em Eletroeletrônica", exemplificou. Os estudantes do Senai obtiveram uma medalha de excelência no 47º WorldSkills na Robótica Móvel. O evento ocorreu no Eurexpo, em setembro de 2024, na cidade de Lyon, na França”, frisou Jeferson.
Ao final das palestras um exemplo de que o incentivo é essencial para os jovens na busca da qualificação profissional. “Fiquei encantada com o evento. Sempre tentamos falar para as meninas sobre este aprendizado que é muito importante. Em 2024 duas alunas de nossa escola conquistaram vagas para o Ensino Médio no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires. Estudar é essencial e sabemos da importância e da capacidade delas. Todas as oportunidades devem ser incentivadas", destacou a diretora da EMEF Guilherme Simonis, Marilei Fischer.
Fotos: Ana Souza
Bruna e as palestrantes Anette, Claudete e Shirley
Diretora da Guilherme Simonis, Marilei Fischer
Os profissionais do Senai: Jeferson, Pedro e Josias
Estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre tecnologia no Gurias na TI