Samu passa a contar com duas novas ambulâncias para renovação de frota

Samu passa a contar com duas novas ambulâncias para renovação de frota

Última atualização em 31 de março de 2025

Em um ato simbólico realizado em frente ao Palacinho, na Praça da Bandeira, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, repassou na tarde desta sexta-feira, dia 28, duas novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos, no valor de R$ 289 mil cada, foram entregues pelo governo federal ao município e fazem parte da renovação da frota nacional. No Rio Grande do Sul, 111 ambulâncias foram entregues a 99 municípios.


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, as ambulâncias chegam para suprir uma necessidade urgente de renovação da frota, substituindo veículos com muito tempo de uso e que agora irão para a reserva técnica. “Tivemos que fazer várias manutenções sérias e com investimentos altos para que as ambulâncias que aqui estavam não parassem e esse foi um dos primeiros desafios quando assumimos a gestão”, observou. 


Ambas as  unidades vêm equipadas com torpedo de oxigênio, maca retrátil e duas macas rígidas. Uma delas será destinada para o suporte básico, ou seja, para atendimento a casos de menor complexidade, dentro do município. Já  a outra irá atuar no transporte de pacientes graves dos municípios da área de abrangência da 13º CRS, para os hospitais.  Nesse caso, será equipada também com respirador e cardioversor. Assim que estiverem emplacados, os veículos irão entrar em operação.


Ao discursar, o prefeito lembrou a ida do secretário Rodrigo a Brasília para solicitar as ambulâncias e disse que mais uma está sendo licitada e que logo deve chegar para incrementar a frota, melhorando a qualidade do atendimento prestado. Também recordou que em sua gestão passada foi premiado com a melhor saúde do Brasil. “Eu vou correr atrás desse prêmio de novo. Nós vamos buscar esse troféu aqui para Santa Cruz do Sul, mas não para mim e sim para a comunidade e para os funcionários que se dedicam a isso todos os dias”.


Funcionamento - O  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SUS) é regulado pelo Estado e mantido com recursos federais, estaduais e municipais. As unidades de Santa Cruz efetuam  mais de 450 atendimentos por mês e cerca de 15 por dia. Neste levantamento estão incluídas também as  transferências de pacientes graves da 13ª CRS. 


O ato de entrega das ambulâncias para as equipes do Samu foi prestigiado pelo deputado estadual Aloísio Classmann, em passagem pelo município. Participaram também representantes dos hospitais Santa Cruz, Ana Nery e Monte Alverne, os comandos da Brigada Militar e  do Corpo de Bombeiros, secretários municipais, vereadores, servidores públicos,  equipes do Samu e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Loading...