O acesso de público ao Parque de Eventos, em Capão da Cruz - Oeste, estará proibido para a entrada de populares após às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e após as 22 horas, aos finais de semana, quando os portões serão fechados. A medida, anunciada pelo prefeito Sérgio Moraes nesta quarta-feira, 26, acontece em razão do mau uso dos espaços, tendo sido registrados nos últimos dias inúmeros casos de vandalismo, especialmente na estrutura do Autódromo Internacional.
A exceção é para os dias em que estiverem ocorrendo eventos já previstos no calendário da prefeitura. Nesses casos, o horário de fechamento será estendido, porém a reabertura dos portões no dia seguinte, será sempre às 7 horas, todos os dias.
O rigor da medida se deve à ação de arruaceiros, que no último final de semana acarretou mais danos ao patrimônio e, por consequência, prejuízos aos cofres públicos. Som alto, baderna, roubo de fiação, depredação de arquibancadas, banheiros, parte elétrica, portas e até marcas de tiros por disparos de arma de fogo foram alguns dos muitos danos causados no complexo. “O povo de Santa Cruz do Sul é ordeiro, por isso acredito que essas pessoas não são daqui. Não vamos arrumar o parque para esses grupos virem aqui e destruir tudo”, afirmou o prefeito.
A interdição do local no turno da noite não afeta grupos e entidades legalmente constituídas e que queiram acessar o parque para a realização de atividades, como festas e outros eventos, desde que devidamente identificados e com agendamento junto à Secretaria Municipal de Turismo. “A utilização do parque segue normal durante o dia, as pessoas podem vir visitar, almoçar, usar as churraqueiras, está tudo certo. O que não está autorizado são essas aglomerações sem nenhum tipo de organização, sem que haja uma entidade representativa”, explicou o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Reginaldo Campos.
Um boletim de ocorrência foi providenciado pela prefeitura junto à Polícia Civil e para evitar novos atos de vandalismo, uma base da Guarda Municipal foi instalada na cabana da Associação Tradicionalista Santacruzense (ATS) e vai funcionar 24 horas, efetuando as rondas e abordagens dentro do complexo para coibir o desrespeito às regras. Outra providência que está sendo tomada esta semana é a instalação de duas câmeras de videomonitoramento, uma na área de rodeios e outra nas proximidades das arquibancadas.
A Prefeitura reforça que nos meses de junho, julho e agosto, o Autódromo Internacional passará por uma revitalização para voltar a receber grandes provas do automobilismo brasileiro. As intervenções previstas incluem substituição de asfalto na pista de corrida, pinturas e outras melhorias nas demais estruturas.