A elevação de R$ 130,00 para R$ 140,00 no valor do vale-feira, benefício mensal concedido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul aos mais de 4 mil servidores, esteve na pauta do encontro entre uma comitiva da Associação Santa-Cruzense de Feirantes (Assafe) e o prefeito Sérgio Moraes, no salão nobre do Palacinho, na manhã desta quarta-feira, 26. Acompanharam a visita, também o deputado federal Marcelo Moraes, o secretário municipal de Agricultura, Zeno Assmann e técnicos da pasta.
Na oportunidade, a presidente da entidade, Patrícia Nichterwitz, que esteve acompanhada do vice-presidente Danilo Hentschke, aproveitou para ressaltar a importância que o vale-feira tem no incremento da renda para os feirantes. “Se não fosse o vale-feira talvez eu já não estivesse mais na lavoura, nem eu, nem meu marido e tantos outros jovens que hoje estão na feira. Antes não sobrava dinheiro, então isso é muito importante pra gente”, disse.
Além de agradecer pelo aumento do benefício, ela pediu pela sua manutenção, como forma de garantir um incremento na renda dos agricultores familiares e incentivar a produção. “Esse recurso que entra todo mês, a gente pode usar na lavoura, pode comprar tecnologias, máquinas e investir na propriedade. Pode ser que para alguns servidores não signifique tanto, mas para nós é um valor muito significativo”, destacou.
A comitiva pediu também melhorias no sistema de refrigeração da feira central, que não é suficiente para amenizar o calor em dias de temperaturas mais altas e algumas pequenas reformas nas estruturas das demais feiras, em razão de avarias causadas pela ação do tempo. O prefeito assegurou a manutenção do vale-feira e se comprometeu a avaliar soluções para garantir o conforto térmico.