A primeira Assembleia de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) em 2025 foi realizada na manhã desta sexta-feira, 21. O encontro reuniu 15 prefeitos, entre eles o chefe do Executivo de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, que destacou a urgência de enfrentar a grave situação das filas para procedimentos médicos – especialmente cirurgias – que afetam pacientes de toda a região.
“Não podemos aceitar que existam pessoas com cirurgias marcadas para daqui a cinco, oito ou até dez anos. Isso é inadmissível. Como prefeitos, temos a responsabilidade de reagir. Algo está errado, e não podemos ficar acomodados”, afirmou Sérgio. Ele ressaltou que, em Santa Cruz do Sul, sua prioridade será eliminar as filas para cirurgias de baixa complexidade, avançando em seguida para os procedimentos de média e alta complexidade.
O prefeito defendeu uma ação conjunta e imediata para enfrentar o problema. “Precisamos pressionar o Governo do Estado, firmar parcerias com hospitais, promover mutirões com médicos e buscar soluções – tudo dentro da legalidade. Essa realidade precisa mudar, e conto com o apoio de todos para essa mobilização”, enfatizou.
O presidente do Cisvale, Gilson Becker - que é prefeito do município vizinho de Vera Cruz -, propôs um levantamento detalhado da demanda nos municípios e a busca por fontes de financiamento para viabilizar os procedimentos médicos. “Uma movimentação regional partindo de Santa Cruz, na qual devemos somar forças”, pontuou. O tema voltará a ser discutido na próxima terça-feira, 25, durante reunião dos secretários municipais de Saúde.
Sobre o Cisvale
Fundado em 2005, o Cisvale tem representação de 17 municípios e atende cerca de 600 mil habitantes na área da saúde, oferecendo 40 especialidades médicas. O consórcio facilita a realização de pequenas cirurgias, compras coletivas de medicamentos, emissão de licenças ambientais, a implementação de planos regionais de resíduos sólidos, entre vários outros serviços, promovendo economia para as cidades participantes. Além da saúde, o Cisvale também tem atuado em iniciativas ambientais por meio do Comitê Pró-Clima, que desenvolve projetos voltados à resiliência climática, desenvolvimento sustentável e revitalização de ecossistemas, a fim de evitar que novas catástrofes ambientais voltem a assolar a região.