"Nós temos que pensar na região”, diz prefeito Sérgio Moraes, em evento na Afubra

"Nós temos que pensar na região”, diz prefeito Sérgio Moraes, em evento na Afubra

Última atualização em 21 de março de 2025

A  Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) promoveu na manhã desta terça-feira, 18, na Sala Erva Mate da entidade, um encontro com representantes dos municípios da região, para a assinatura do acordo de cooperação para o programa Verde é Vida, realizado pela instituição.  


Estiveram presentes gestores dos municípios de Santa Cruz do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Sinimbu, Vera Cruz, Rio Pardo e Vale do Sol. 


Em seu pronunciamento, o presidente da Afubra, Marcílio Drescher, saudou os presentes. “É um momento importante na renovação das ações do Verde é Vida. Uma honra e uma alegria poder comemorar os trabalhos realizados. Precisamos trabalhar bem e com qualidade, auxiliando as escolas nas suas atividades. O Verde é Vida tem crescido e o mérito é dos professores e alunos, é uma história de muita gente”, declarou. 


Representando os municípios, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, iniciou sua fala destacando a importância do programa. “Temos orgulho de ver, onde passamos, o nome Afubra. Quando fui prefeito, há mais de 20 anos, a Afubra já era uma importante parceira do município e nos sentimos muito honrados em poder estar aqui e fazer esta parceria”, afirmou. 


Moraes complementou sua fala, salientando a unidade dos municípios da região. “Nós temos que pensar na região. Somos muito parceiros dos nossos municípios vizinhos, e sempre trocamos ideias com os demais prefeitos, e temos uma facilidade de diálogo. Santa Cruz é uma prefeitura dedicada a trabalhar pela comunidade, e a minha comunidade não vai só até a divisa. A nossa comunidade passa da divisa, porque nós temos a responsabilidade de fazer uma região melhor para todos. Nós estamos no centro, e nossa região está pronta para crescer”, frisou.



A secretária de Educação de Santa Cruz, Jane Sabin, reforçou que programa Verde é Vida está em crescimento nas instituições de ensino e que nas escolas é uma iniciativa já consolidada, que cresce a cada ano. "Somos parceiros deste projeto porque percebemos que ele vai muito além da educação ambiental. Ele inspira e traz lições que nossos estudantes replicam em suas famílias e assim toda comunidade escolar e o município ganham com isso", disse. 


Ela destacou ainda as escolas de Santa Cruz que se destacaram na execução do programa. Do ranking das 10 escolas que mais coletarem sementes, a Emef Felipe Becker, do distrito de Alto Paredão,  entregou 123 quilos de sementes e recebeu um cartão-presente no valor de R$ 5.862,40, ficando em segundo lugar.  Já a Emef Cardeal Leme foi agraciada como Escola Destaque entre as escolas, e recebeu o valor de R$ 1.200,00 pelo melhor projeto apresentado. Outro educandário que se destacou foi a Emef José Leopoldo Rauber, que ficou em 5º lugar, entre as 10 mais de 2024, na coleta de óleo saturado, totalizando 1.670 litros. 


Ao final do evento, o coordenador pedagógico do Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, explicou sobre a importância da assinatura. “O objetivo do acordo é definir as ações que iremos desenvolver em parceria com as escolas de cada município parceiro”, afirmou.  Após apresentar os resultados de 2024, José Leon explicou o novo quadriênio (2025/2028), que trará novidades de inovação e tecnologia e dará ênfase aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Loading...