Por iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 70 profissionais da saúde – a maioria enfermeiros – participaram nesta semana de capacitações para atualizar conhecimentos sobre o manejo de pacientes com suspeita de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, além da esporotricose, doença que acomete animais e pode ser transmitida a humanos.
Na quinta-feira, 13, o treinamento, foi direcionado a agentes de saúde, agentes de endemias e redutores de danos. Na segunda-feira, 10, a capacitação, com o mesmo formato, foi oferecida a trabalhadores que atuam nas portas de entrada das emergências do SUS e dos convênios particulares, além de coordenadores das unidades de saúde.
As atividades estão sendo ministradas pela enfermeira Luciane Weiss Kist, responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município. “Tratamos de chikungunya, zika e, principalmente, da dengue. Falamos sobre prevenção, a importância do uso de repelentes – especialmente para pacientes suspeitos e/ou positivos –, atualização dos casos e subtipos dos vírus circulantes, como também da classificação da dengue e das formas de prevenir agravamentos e óbitos”, explica.
Além das arboviroses, os profissionais ainda recebem orientações sobre a esporotricose, uma infecção causada pelo fungo Sporothrix sp., que pode ser transmitida aos humanos pelo contato com materiais contaminados ou por arranhaduras de animais, especialmente gatos infectados. O treinamento aborda o diagnóstico, os principais sintomas e o tratamento da doença, que tem registrado notificações nos últimos meses em Santa Cruz do Sul.
Para o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Rabuske, a iniciativa reforça o compromisso do município com a qualificação dos profissionais e a eficiência no atendimento à população. "O aumento dos casos de arboviroses, comuns nesta época do ano, exige uma resposta rápida e qualificada da nossa rede de saúde. Capacitar nossos profissionais garante melhores condições de trabalho a eles e possibilita que os pacientes recebam o melhor atendimento possível, desde o diagnóstico até o tratamento adequado", destacou.