Atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura, pelo projeto Esporte ParaTodos
O ambiente de uma academia de ginástica, diariamente frequentado por muita gente hoje em dia, ainda ficava só na imaginação de alunos do Centro Dia/Apae. Mas isso mudou na manhã da última sexta-feira, 25, quando participaram de um treino adaptado no box da Olympo CrossFit, no bairro Higienópolis, a convite do projeto Esporte ParaTodos - uma iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Esportes.
Para a aluna Liane, que nunca havia entrado em uma academia, a experiência foi marcante. “Estou me sentindo muito bem aqui. Está sendo incrível. Adorei a bicicleta”, comentou. Já Tálisson, que pratica exercícios com frequência para “perder peso e ficar mais fortinho”, aproveitou o momento para dançar com a professora Carla Wink, proprietária da Olympo. “É uma alegria enorme recebê-los aqui, e o projeto reflete nossa missão de levar o esporte para todas as pessoas através do CrossFit”, destacou Carla, que já havia participado com a equipe da Olympo de outras atividades do projeto.
O treino, com duração aproximada de uma hora, foi conduzido pelo coach Luan Silveira, que guiou os alunos em exercícios funcionais adaptados às capacidades de cada um, visando ao fortalecimento muscular e ao condicionamento físico. “A gente traz essas atividades para o público em geral e é normal que nas aulas, todos os dias, façamos adaptações, para respeitar as individualidades”, explicou Luan. Os benefícios deste tipo de iniciativa são sentidos na autonomia e socialização dos alunos. A psicóloga do Centro Dia, Nicole Patrícia Soder, que acompanhou a turma, ressaltou os reflexos na saúde física e mental. “Para eles, é muito importante, pois são inseridos em atividades às quais normalmente não têm acesso. Eles adoram e sempre nos surpreendem nestes momentos”, avaliou.
O Esporte Para Todos é um projeto voltado à inclusão de pessoas com deficiência na prática de exercícios físicos adaptados às suas habilidades motoras. A coordenação é do psicólogo Flávio Ramon, que acompanha todas as ações. A execução ocorre em parceria com academias de ginástica e profissionais de educação física da cidade, que vão até as escolas ou instituições de apoio para promover sessões de atividades físicas com os alunos. Por vezes, acontece também de as academias abrirem as portas para receber estes alunos, possibilitando que realizem exercícios utilizando equipamentos especializados.