O pátio do Centro Veterinário Wazlawik ficará marcado como o cenário da primeira foto de Isabela Xavier e Bruno Menezes com a pequena Brisa, a cachorrinha de apenas um mês que eles adotaram no local. As tendas montadas na calçada para receber os visitantes também ficarão na memória de Samanta e Lucas Wegner, que foram buscar um gatinho filhote para fazer companhia à Juliete, a pet que o casal já tem em casa há três anos.
A felicidade deles foi compartilhada por várias outras pessoas que adotaram pets na feira realizada na manhã de sábado, dia 26, por organização do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). Ao todo, seis cães e seis gatos agora têm um lar definitivo para receber amor e carinho.
Para esta feira, porém, foram levados 29 animais, a maioria filhotes. Conforme a médica-veterinária do Município, Amanda Bragato, 15 deles, de duas ninhadas diferentes, foram encontrados sem mãe e passaram a ser alimentados com leite na mamadeira e ração pastosa após o resgate; os demais recém-nascidos foram acolhidos junto de suas mães e agora já estão desmamados. “Todos foram microchipados, vacinados, vermifugados e têm direito a castração gratuita ao completarem seis meses de vida”, detalha Amanda.
Quem não conseguiu participar da feira, mas tem interesse em adotar, pode entrar em contato com o Centro de Bem-Estar Animal pelo telefone (51) 920013395, para agendar uma visita aos pets que permaneceram no Centro Veterinário Wazlawik. Alguns dos pets restantes já foram levados para o CBEA, onde há outros 240 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos. As visitas ao CBEA são realizadas na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, 4016 - Linha Santa Cruz, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento.
Como ocorrem os resgates
A médica-veterinária Amanda Bragato explica que, nos resgates realizados por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) são recolhidos principalmente cães e gatos sem tutor identificado e em situação de urgência e emergência que precisam de atendimento imediato, além de filhotes sem mãe e cadelas e gatas com filhotes recém-nascidos, conforme capacidade de albergagem do CBEA.
Para solicitar o atendimento aos animais que se enquadram nesses quesitos, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone da Semass ou do CBEA (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30) ou da Guarda Municipal (das 16h31 às 07h59, sábados, domingos e feriados). Os resgates ocorrem 24 horas por dia, 7 dias por semana. “Nestes casos, os animais ficam sob os cuidados da clínica contratada inicialmente, recebendo todo o atendimento necessário, e, assim que estão saudáveis e recebem alta, são encaminhados ao Centro de Bem-Estar Animal”, explica Amanda.
Ela reforça que, apesar de o município oferecer uma boa estrutura para o acolhimento de animais em situação de negligência ou abandono, as adoções são extremamente necessárias, já que o CBEA enfrenta atualmente uma superlotação devido ao número crescente de resgates. “No momento, os números de recolhimentos são bem maiores que os de adoções. Por isso, estamos com muitos cães - de pequeno, médio e grande porte, fêmeas e machos - acolhidos no Centro de Bem-Estar Animal. E, para garantir o cuidado adequado a esses animais, precisamos que eles sejam adotados”, afirma.