Carnaval Santa Folia 2025 reúne grande público na Galvão Costa

Carnaval Santa Folia 2025 reúne grande público na Galvão Costa

Última atualização em 11 de março de 2025

Uma noite de pura alegria e muito samba no pé. Assim foi o desfile das escolas de samba do Carnaval Santa Folia 2025 na noite do último sábado, 8, prestigiado por milhares de pessoas. A Rua Galvão Costa se transformou em um sambódromo para receber as cincos escolas que trouxeram para a avenida o encanto de uma das festas mais populares do Brasil. 


A realização do evento foi da Associação das Entidades Carnavalescas, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com a colaboração das demais secretarias.


A abertura foi marcada pela entrega da chave da cidade, do prefeito Sérgio Moraes ao Rei Momo Alan Schmidt, acompanhado da corte com a rainha Cássia Andressa Maciel, e as princesas Maristela da Silveira Corrêa e Ana Paula Goularte.


Em seguida iniciou o desfile das escolas. A primeira no sambódromo foi a Imperatriz do Sol. Com as cores vermelho, branco, prata e dourado trouxe como tema enredo ‘Xangô Kaô, Saravá Imperatriz’. A letra trouxe o objetivo de valorizar a cultura afro- religiosa, homenageando o orixá que pela cultura do candomblé rege o ano de 2025. 


A segunda escola foi a Império da Zona Norte. As cores azul, prata e preto vieram nas fantasias dos 200 integrantes, dois tripés e um carro alegórico, exaltando o tema ‘A Magia do Teatro Mambembe’. A temática lembrou a chegada dos primeiros artistas mambembe com a tradição da Commedia dell’Arte, trazendo em si a alegria e a improvisação, com personagens como o Travessa e malandro Arlequim, o apaixonado Pierro e a esperta Colombina.


A escola de samba Acadêmicos do União foi a terceira no sambódromo. Com o número total de 220 componentes, um tripé e um carro alegórico, trouxe como enredo ‘Uma Viagem Encantada pelo Nordeste’. Mostrou que a cultura nordestina é rica e bem diversificada. Traz em sai um passado colonial e variedade cultura, com manifestações artísticas e a vida do sertanejo, além das manifestações folclóricas com a mistura de povos.


Quarta a desfilar, a Imperadores do Ritmo com as cores vermelho e branco, exaltou o tema ‘Exu: uma jornada de ancestralidade, fé e resistência’. Destacou no seu desfile a religiosidade africana. Foram exaltados Exú, Bará e Seu Zé Pelintra. O objetivo do tema foi levantar uma bandeira contra a intolerância religiosa e a favor do respeito dos credos, principalmente aqueles que são ligados à matriz africana.


Encerrando o desfile, veio a Unidos de Santa Cruz. O total de 200 componentes, um carro alegórico e dois tripés, exaltou no seu tema-enredo ‘Brasil de Norte a Sul: Lendas, Crenças e Tradições’, a diversidade cultural brasileira. Mostrou uma viagem pelas riquezas da cultura popular, com suas lendas, crenças e tradições de todas as regiões do país. O samba-enredo da escola foi um convite para um verdadeiro tour pelas terras brasileiras.


Imperadores do Ritmo leva o título de campeã


E ao final da tarde de domingo, 9, um grande agito no Pavilhão Central marcou a apuração do Carnaval Santa Folia 2025. 

A campeã foi a Escola de Samba Imperadores do Ritmo. Em segundo lugar, com um décimo de diferença, a Unidos de Santa Cruz. Em terceiro, a Acadêmicos do União e em quarto, a Império da Zona Norte. Em quinto, a Imperatriz do Sol. Todos foram premiados com troféus.


Conforme o secretário de Cultura, Douglas Albers, o objetivo é acertar detalhes e fazer mais um grande carnaval para 2026. “Acertamos em trazer o Carnaval Santa Folia para a Rua Galvão Costa. O prefeito Sérgio Moraes salientou que ainda haverá mais investimentos para a realização do evento. Todas as escolas de samba estão de parabéns pelo belo espetáculo apresentado”, declarou.



Loading...