Uma noite de pura alegria e muito samba no pé. Assim foi o desfile das escolas de samba do Carnaval Santa Folia 2025 na noite do último sábado, 8, prestigiado por milhares de pessoas. A Rua Galvão Costa se transformou em um sambódromo para receber as cincos escolas que trouxeram para a avenida o encanto de uma das festas mais populares do Brasil.
A realização do evento foi da Associação das Entidades Carnavalescas, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com a colaboração das demais secretarias.
A abertura foi marcada pela entrega da chave da cidade, do prefeito Sérgio Moraes ao Rei Momo Alan Schmidt, acompanhado da corte com a rainha Cássia Andressa Maciel, e as princesas Maristela da Silveira Corrêa e Ana Paula Goularte.
Em seguida iniciou o desfile das escolas. A primeira no sambódromo foi a Imperatriz do Sol. Com as cores vermelho, branco, prata e dourado trouxe como tema enredo ‘Xangô Kaô, Saravá Imperatriz’. A letra trouxe o objetivo de valorizar a cultura afro- religiosa, homenageando o orixá que pela cultura do candomblé rege o ano de 2025.
A segunda escola foi a Império da Zona Norte. As cores azul, prata e preto vieram nas fantasias dos 200 integrantes, dois tripés e um carro alegórico, exaltando o tema ‘A Magia do Teatro Mambembe’. A temática lembrou a chegada dos primeiros artistas mambembe com a tradição da Commedia dell’Arte, trazendo em si a alegria e a improvisação, com personagens como o Travessa e malandro Arlequim, o apaixonado Pierro e a esperta Colombina.
A escola de samba Acadêmicos do União foi a terceira no sambódromo. Com o número total de 220 componentes, um tripé e um carro alegórico, trouxe como enredo ‘Uma Viagem Encantada pelo Nordeste’. Mostrou que a cultura nordestina é rica e bem diversificada. Traz em sai um passado colonial e variedade cultura, com manifestações artísticas e a vida do sertanejo, além das manifestações folclóricas com a mistura de povos.
Quarta a desfilar, a Imperadores do Ritmo com as cores vermelho e branco, exaltou o tema ‘Exu: uma jornada de ancestralidade, fé e resistência’. Destacou no seu desfile a religiosidade africana. Foram exaltados Exú, Bará e Seu Zé Pelintra. O objetivo do tema foi levantar uma bandeira contra a intolerância religiosa e a favor do respeito dos credos, principalmente aqueles que são ligados à matriz africana.
Encerrando o desfile, veio a Unidos de Santa Cruz. O total de 200 componentes, um carro alegórico e dois tripés, exaltou no seu tema-enredo ‘Brasil de Norte a Sul: Lendas, Crenças e Tradições’, a diversidade cultural brasileira. Mostrou uma viagem pelas riquezas da cultura popular, com suas lendas, crenças e tradições de todas as regiões do país. O samba-enredo da escola foi um convite para um verdadeiro tour pelas terras brasileiras.
Imperadores do Ritmo leva o título de campeã
E ao final da tarde de domingo, 9, um grande agito no Pavilhão Central marcou a apuração do Carnaval Santa Folia 2025.
A campeã foi a Escola de Samba Imperadores do Ritmo. Em segundo lugar, com um décimo de diferença, a Unidos de Santa Cruz. Em terceiro, a Acadêmicos do União e em quarto, a Império da Zona Norte. Em quinto, a Imperatriz do Sol. Todos foram premiados com troféus.
Conforme o secretário de Cultura, Douglas Albers, o objetivo é acertar detalhes e fazer mais um grande carnaval para 2026. “Acertamos em trazer o Carnaval Santa Folia para a Rua Galvão Costa. O prefeito Sérgio Moraes salientou que ainda haverá mais investimentos para a realização do evento. Todas as escolas de samba estão de parabéns pelo belo espetáculo apresentado”, declarou.