Na manhã desta sexta-feira, 21, no Loteamento Santa Maria II, do Bairro Dona Carlota, o prefeito Sérgio Moraes, e o Secretário Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, assinaram a autorização para o início das obras para construção de 144 casas no local.
O secretário Municipal de Habitação, Nilo Barbosa, vereadores, secretários e demais convidados prestigiaram a solenidade. Representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) também estavam presentes. O deputado federal, Heitor Schuch, prestigiou o ato.
O Residencial foi selecionado no âmbito do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Em sua fala, o prefeito Sérgio Moraes destacou que a obra é uma continuidade da gestão da prefeita Kelly Moraes e Luiz Augusto Campis. “Este processo começou no governo da Kelly, que iniciou com o Residencial Viver Bem, e depois o Santa Maria I, que foi construído na outra gestão, e agora o Santa Maria II, que vai ser construído na nossa administração. Mas Santa Cruz precisa de mais 1.500 casas”, disse Moraes.
O prefeito disse ainda que a demanda pode ser muito maior, para unidades habitacionais. “Santa Cruz é uma das cidades que mais cresce na região. Muitas famílias migram para cá. O Censo (Censo Demográfico) apresenta que Santa Cruz está com 135 mil habitantes, mas este número já deve ser muito maior, em função das enchentes que ocorreram nas cidades da região no ano passado ”, declarou.
Durante o encontro, o secretário Municipal de Habitação, Nilo Barbosa, entregou ao secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, um projeto com solicitação de mais mil casas para Santa Cruz do Sul.
O secretário Nacional, em seu pronunciamento, disse que o governo federal está sempre de portas abertas. “Para bons projetos, o Ministério das Cidades sempre tem dinheiro. E no Rio Grande do Sul, em especial, muitas pessoas ficaram sem casa com as intempéries climáticas, e precisamos dar essa atenção”, afirmou Rabelo. Ele salientou ainda para que os cidadãos busquem a Caixa Econômica Federal para aquisição de suas casas. “Peço para que a população procure a Caixa, e busque o apoio da prefeitura”, sugeriu.
O residencial Santa Maria II estará em uma área de 59.324,08m², no bairro Dona Carlota. A proposta contempla 144 casas unifamiliares. Cada unidade terá 51,16m², com dois dormitórios, banheiro, sala de estar/jantar, cozinha e lavanderia. O empreendimento é 100% adaptável e acessível para pessoas com deficiência (PcD).
O residencial contará também com praça pública de 913,50m², onde também estará uma biblioteca pública de 35,05m² , com banheiros, quadras de esporte de areia, academia ao ar livre e playground. A previsão de conclusão da obra é em 18 meses, contados a partir do início dos trabalhos. A ALM Engenharia, de Venâncio Aires, vencedora da licitação, realizará a construção do loteamento.