1ª Jornada Pedagógica da rede municipal reúne cerca de 800 professores na Unisc

1ª Jornada Pedagógica da rede municipal reúne cerca de 800 professores na Unisc

Última atualização em 24 de fevereiro de 2025

Cerca de 800 profissionais de educação participam, nesta segunda-feira, 17, de mais uma etapa da 1ª Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino. O encontro acontece no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).  Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Unisc, o tema deste ano é “Educação em Movimento: Aprender, Partilhar, Transformar”.  


O prefeito Sérgio Moraes prestigiou a solenidade de abertura e garantiu apoio à educação. “Quando me dirijo aos colegas, porque somos colegas de trabalho, quero dizer que nossa única diferença é a função, pois nada mais sou do que um funcionário público trabalhando pela comunidade, e posso garantir que meu governo vai ser para todos", iniciou. Ele lembrou ainda que já conversou com o Sindicato dos Professores Municipais (Sinprom) nos primeiros dias da gestão.  "Já recebi o sindicato dos professores, e estamos conversando, construindo aos poucos, e temos que ver um jeito para ir melhorando a valorização do professor”, afirmou.


Moraes destacou ainda que visitará todas as instituições de ensino e conhecer suas realidades. “Quero visitar todas as escolas, pois sei que tem prédios com problemas de infraestrutura, e que inclusive foram destinados recursos para corte de galhos na gestão anterior, enquanto que banheiros que precisavam ser revitalizados foram esquecidos. Temos que inverter este processo, e nos preocupar mais com a qualidade das escolas e da educação para nossas crianças. E esta queda na qualidade de ensino é de responsabilidade de todos nós, e podem contar comigo, portanto, sou parceiro de vocês para melhorarmos isso”, garantiu o prefeito. 


A secretária de Educação, Jane Sabin, falou do seu compromisso com a educação. “É muito bom estarmos aqui de novo, para buscar qualificação, porque muitas coisas já sabemos, mas muitas vezes é necessário rever para deixar aflorar nosso conhecimento”, iniciou, e complementou dizendo:  "Dentro da escola, é uma missão muito árdua, mas somos guerreiros e educar é trazer para a sociedade uma lição de vida, porque todas as pessoas passam pela educação. Podem ter certeza que temos muito carinho por cada um de vocês, e o mesmo comprometimento que tive como professora e diretora, terei com a educação de Santa Cruz como um todo”, garantiu a secretária. 


Em sua fala, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, salientou a importância da universidade com perfil comunitário. “Somos uma universidade comunitária, e no Sul do Brasil isso é muito forte. Por isso nossa gestão está fazendo um trabalho de cada vez mais se aproximar da comunidade. A Unisc é da comunidade e temos uma finalidade pública", afirmou. Ao final, falou da importância da educação no ensino fundamental. "Tenho uma admiração muito grande por vocês, professores, porque a formação de um cidadão se dá na educação básica. Um excelente ano letivo e contem sempre com a Unisc”, declarou.


O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, também se pronunciou, reforçando a necessidade de uma educação cada vez mais humanizada, e de fortalecer a relação entre aluno e professor.  “Santa Cruz merece uma educação de qualidade e estou ao lado de vocês para fazermos uma educação transformadora”, frisou. 


A presidente da Câmara de Vereadores, Nicole Weber, também prestigiou o evento. “Bom ver esta casa cheia. Quero dizer que com a educação, nosso compromisso do Legislativo é muito grande e podem sempre contar conosco na Câmara. Minha mãe era professora e a gente vê desde muito cedo a importância de um professor, e tem crianças que muitas vezes recebem o carinho só do professor”, afirmou a vereadora. Ela mencionou ainda sobre o projeto de implantar grêmios estudantis em todas as instituições de ensino. 


A programação


A programação teve continuidade com a palestra do professor, filósofo, pesquisador e conferencista Celso Vasconcellos, que tratou do tema:  “Afinal, o que é avaliar?”  Na sequência, no turno da tarde, cinco momentos completaram a jornada. Primeiro, com o tema “Escola de Educação Integral: tempos, territórios, concepções e condições para a construção  dos saberes e do bem viver”, com a professora Jaqueline Mell, para todos os professores. Logo após ocorreu aa palestra “A ética do acolhimento na Educação Infantil”, com a professora Taís Romero, para o grupo da Educação Infantil. E ainda “Bases Cognitivas e Interacionais da Alfabetização”, para professores dos anos iniciais, com a professora Rosângela Gabriel.


Para os professores dos anos finais, o professor Rafael Dias da Silva abordou “Desafios para a escolarização de adolescentes nos anos finais do ensino fundamental” e o professor Cipriano Luckesi falou sobre “Avaliação da Aprendizagem”.


Nesta terça-feira, 18, os profissionais participarão, no turno da manhã,  de atividades de formação continuada, bem específicas e de acordo com suas áreas de atuação. Já no turno da tarde e no dia 19, as atividades prosseguirão, porém dentro das salas de aula e a cargo dos próprios estabelecimentos de ensino. No dia 20, quinta-feira, inicia o ano letivo. 


A segunda etapa da Jornada Pedagógica terá prosseguimento no dia 21 de julho, na Unisc,  com diversas oficinas por área do conhecimento. 


Também prestigiaram a solenidade da 1ª Jornada Pedagógica, a presidente do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprom), Carla Scheibe, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Cristina Sandim Conrad, e a subsecretária de Educação, Juliana Breunig Sehnem.

Loading...