O prefeito Sérgio Moraes recebeu nessta semana, a visita do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Alessandro Gradaschi, do presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Oscar Fernande Gress, e do vice, Paulo Matukait. Também prestigiaram o encontro, o vice-presidente Campeiro do MTG, Evandro Martins, a coordenadora da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), Marisa Rossa, e o presidente da Comissão Executiva da Festa Campeira do RS (Fecars), e diretor Campeiro da 5ª RT, André Wille. O assessor de imprensa do MTG, Rogério Bastos, acompanhou a reunião.
A pauta do encontro foi a infraestrutura do Parque de Eventos para a realização da 35ª Fecars, que ocorre em Santa Cruz do Sul, entre os dias 13 e 16 de março deste ano. A principal reivindicação trazida pelo presidente da Comissão Executiva, André Wille, é a intervenção na pista de laço. “Para a segurança dos laçadores, precisamos que seja feito melhorias em todo o parque, mas principalmente na pista”, solicitou.
Já a coordenadora da 5ª RT, Marisa Rossa, ressaltou a importância do local como crucial para alavancar o turismo tradicionalista. “É necessário que seja feito todo um embelezamento, para que o parque se torne produtivo, e possa atrair cada vez mais eventos”, salientou Marisa.
Nessa mesma linha, o presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Oscar Fernande Gress, afirmou que os laçadores aprovam que Santa Cruz seja sede do evento mais uma vez. “Todos os lacadores que vêm para cá, gostam de competir em Santa Cruz, por toda a estrutura e logística que oferece. Por isso contamos com a prefeitura, para que possa melhorar a estrutura do parque, para que o evento deste ano seja ainda maior que o de 2023”, declarou.
Em sua fala, o prefeito Sérgio Moraes garantiu que muitas das melhorias serão executadas até março. “Não conseguiremos fazer tudo agora. O parque precisa passar por uma revitalização total, mas que aos poucos será realizada”, assegurou. Na ocasião, o prefeito solicitou que a titular da pasta da Secretaria de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, encaminhe as intervenções mais emergenciais. Além dos reparos na pista, na iluminação, nos sanitários, no abastecimento de água, e no galpão do local, Moraes garantiu que o acesso principal será pavimentado, inclusive com duas entradas separadas, uma para o Autódromo Internacional, e outra para o Parque de Eventos.
O presidente de MTG, Alessandro Gradaschi, agradeceu pela receptividade do prefeito. “Obrigado por nos receber de forma tão acolhedora. O MTG é muito grato pelo que Santa Cruz representa para o tradicionalismo, e continuaremos parceiros para que os eventos sejam positivos, tanto para o município como para o nosso movimento”, afirmou.