O Salão Nobre do Palacinho foi palco da cerimônia de entrega dos Selos de Escola Antirracista, promovida pelo Núcleo de Ação e Formação Continuada para as Relações Étnico-Raciais (NERER) da Prefeitura Municipal de Santa Cruz. Com a presença da Prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, o evento, realizado dia 20 deste mês, celebrou a dedicação e o compromisso das instituições de ensino com a igualdade racial e o combate ao racismo.
A Prefeita Helena Hermany destacou a importância da iniciativa, "conseguir chegar na pessoa, mudar a realidade, fazer com que se tenha um sentimento de igualdade, de paz e união, isso não é fácil. Desejo que essa luta continue, principalmente pela igualdade racial."
Neste ano, o Selo de Escola Antirracista foi concedido a uma instituição de Educação Infantil e uma de Ensino Fundamental, além da Premiação Destaque para Projeto ERER, que reconheceu um projeto de escola conveniada. A avaliação baseou-se nos relatórios enviados ao Conselho Municipal de Educação e ao NERER, que descreveram as atividades realizadas e seu impacto na comunidade escolar.
“Esse trabalho é fundamental na formação pedagógica das crianças, criando uma nova geração com uma cultura sem racismo e preconceitos. Projetos como este, que alcançam as crianças em fase escolar, são essenciais,” destacou o Mario Colombo, Secretário Municipal de Educação.
Durante a cerimônia, foram reconhecidas as instituições que se destacaram em práticas antirracistas: o Selo de Escola Antirracista Educação Infantil foi concedido à EMEI Paraíso Infantil; o Selo de Escola Antirracista Ensino Fundamental foi entregue à EMEF José Leopoldo Rauber; e a Premiação Destaque para Projeto ERER foi atribuída à Escola Conveniada ASCOM Aliança.
"O selo de educação antirracista é um marco, pois é na educação que plantamos elementos para um futuro cada vez melhor. Para Santa Cruz, este selo simboliza uma cidade disposta a enfrentar os desafios com coragem e confiança, projetando um futuro onde as diferenças sejam celebradas e não apagadas,” destacou Claudia Regina da Silva, Coordenadora do NERER.
A celebração incluiu, ainda, uma apresentação musical especial da artista da cidade, Jo Bittencourt, que emocionou os presentes com a interpretação da música "Olhos Coloridos" de Sandra de Sá.
O NERER, criado oficialmente em 2023 pelo Decreto nº 11.852/23, tem como missão principal promover uma educação antirracista na rede municipal de ensino. Desenvolve ações para educadores, projetos pedagógicos e atividades que valorizam a diversidade étnico-racial, alinhados aos princípios da Lei 10.639/03. Uma das iniciativas de destaque do NERER é o Selo de Escola Antirracista, que reconhece instituições de ensino que implementam práticas pedagógicas comprometidas com a igualdade racial e o combate ao racismo.