Santa Cruz do Sul realiza cerimônia de entrega dos Selos de Escola Antirracista

Santa Cruz do Sul realiza cerimônia de entrega dos Selos de Escola Antirracista

Última atualização em 26 de dezembro de 2024

Evento promovido pelo NERER celebra o compromisso das instituições de ensino com a igualdade racial e o combate ao racismo

O Salão Nobre do Palacinho foi palco da cerimônia de entrega dos Selos de Escola Antirracista, promovida pelo Núcleo de Ação e Formação Continuada para as Relações Étnico-Raciais (NERER) da Prefeitura Municipal de Santa Cruz. Com a presença da Prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, o evento, realizado dia 20 deste mês, celebrou a dedicação e o compromisso das instituições de ensino com a igualdade racial e o combate ao racismo.

A Prefeita Helena Hermany destacou a importância da iniciativa, "conseguir chegar na pessoa, mudar a realidade, fazer com que se tenha um sentimento de igualdade, de paz e união, isso não é fácil. Desejo que essa luta continue, principalmente pela igualdade racial."

Neste ano, o Selo de Escola Antirracista foi concedido a uma instituição de Educação Infantil e uma de Ensino Fundamental, além da Premiação Destaque para Projeto ERER, que reconheceu um projeto de escola conveniada. A avaliação baseou-se nos relatórios enviados ao Conselho Municipal de Educação e ao NERER, que descreveram as atividades realizadas e seu impacto na comunidade escolar.

“Esse trabalho é fundamental na formação pedagógica das crianças, criando uma nova geração com uma cultura sem racismo e preconceitos. Projetos como este, que alcançam as crianças em fase escolar, são essenciais,” destacou o Mario Colombo, Secretário Municipal de Educação.

Durante a cerimônia, foram reconhecidas as instituições que se destacaram em práticas antirracistas: o Selo de Escola Antirracista Educação Infantil foi concedido à EMEI Paraíso Infantil; o Selo de Escola Antirracista Ensino Fundamental foi entregue à EMEF José Leopoldo Rauber; e a Premiação Destaque para Projeto ERER foi atribuída à Escola Conveniada ASCOM Aliança.

"O selo de educação antirracista é um marco, pois é na educação que plantamos elementos para um futuro cada vez melhor. Para Santa Cruz, este selo simboliza uma cidade disposta a enfrentar os desafios com coragem e confiança, projetando um futuro onde as diferenças sejam celebradas e não apagadas,” destacou Claudia Regina da Silva, Coordenadora do NERER.

A celebração incluiu, ainda, uma apresentação musical especial da artista da cidade, Jo Bittencourt, que emocionou os presentes com a interpretação da música "Olhos Coloridos" de Sandra de Sá.

O NERER, criado oficialmente em 2023 pelo Decreto nº 11.852/23, tem como missão principal promover uma educação antirracista na rede municipal de ensino. Desenvolve ações para educadores, projetos pedagógicos e atividades que valorizam a diversidade étnico-racial, alinhados aos princípios da Lei 10.639/03. Uma das iniciativas de destaque do NERER é o Selo de Escola Antirracista, que reconhece instituições de ensino que implementam práticas pedagógicas comprometidas com a igualdade racial e o combate ao racismo.

Loading...