Iniciativa apoia municípios atingidos pelas calamidades de abril e maio
Santa Cruz do Sul é um dos 35 municípios gaúchos beneficiados com o recebimento de materiais para equipar salas de enfermagem e de odontologia. As doações fazem parte de uma campanha do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) para auxiliar na reestruturação de cidades atingidas pelas enchentes deste ano.
A primeira entrega para a Secretaria Municipal da Saúde foi feita na última sexta-feira, 20, e será destinada à Estratégia de Saúde da Família (ESF) Margarida.
Segundo o coordenador da Atenção Básica, Alexandre Butzke, o município receberá, no total, cinco kits de acolhimento e três kits odontológicos. As unidades de saúde cadastradas são: ESF Rio Pardinho, ESF Cohab, UBS Avenida, UBS Belvedere e ESF Margarida.
Os kits para as salas de acolhimento contêm mesa auxiliar de aço inox, estetoscópio adulto, balança com estadiômetro, balança pediátrica anatômica, cadeira de rodas, glicosímetro e fitas, lanterna clínica, esfigmomanômetro infantil, estetoscópio pediátrico, suporte de soro, otoscópio halógeno, oxímetro de dedo, termômetro e ainda um computador.
Já os odontológicos são compostos por gabinete, aparelho de profilaxia, aparelho fotopolimerizador, compressor de ar, kit motores baixa e alta rotação, autoclave 21 litros, negatoscópio e seladora de pedal.
De acordo com o Sesi-RS, a campanha beneficiará 200 unidades de saúde em todo o Rio Grande do Sul, com a entrega de 125 kits de acolhimento e 125 kits odontológicos. A iniciativa faz parte do Programa Indústria Solidária, promovido pelo Sistema FIERGS e sindicatos industriais, com o apoio do Conselho Nacional do Sesi.