Os moradores do Residencial Terapêutico Inclusivo, serviço da Prefeitura de Santa Cruz do Sul administrado pelo Hospital Ana Nery e localizado no Vale do Nazaré, tiveram a oportunidade de praticar atividades físicas na manhã de ontem, 18, como parte do projeto Esporte ParaTodos - uma iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Esportes. Este projeto é voltado à inclusão de pessoas com deficiência na prática de exercícios físicos adaptados às suas habilidades motoras.
“Esse projeto é itinerante e tem edições mensais, ocorrendo em diferentes locais como escolas, entidades e residenciais terapêuticos. A atividade de hoje foi muito prazerosa de realizar. Agradecemos a acolhida da equipe do Residencial, do Hospital Ana Nery e dos profissionais de educação física que coordenaram as atividades,” explicou o psicólogo Flávio Ramon, coordenador do projeto.
O residencial, que conta com 30 moradores, recebeu a equipe do Esporte ParaTodos, que conduziu uma série de atividades. A manhã começou com uma sessão de aquecimento ao som de música, focando na mobilidade das articulações e na animação dos participantes. Em seguida, os moradores participaram de atividades com bocha adaptada e iniciação ao badminton, a sessão foi finalizada com exercícios de alongamento.
Luana Oliveira, auxiliar administrativa dos Residenciais Terapêuticos Inclusivos, destacou a importância dessas atividades: "É muito importante receber um projeto como este, tanto para a administração quanto para os moradores. Nosso objetivo é incluir os residentes na sociedade, é muito gratificante quando equipes de fora vêm realizar um trabalho diferente, complementando o que já fazemos."
A atividade contou com a coordenação do Psicólogo Flávio Ramon e de dois acadêmicos de educação física, Germano Ramm e Luiz Cesar Sarzi Wachter, atuando na condição de professores, sob a supervisão dos profissionais do departamento de esporte.
Os benefícios dessas práticas e atividades foram ressaltados por Germano Ramm, um dos graduandos em educação física que realizou as atividades, "os benefícios dessas práticas e atividades são muitos, tanto para a saúde quanto para a parte cognitiva dos moradores. Observamos uma melhora significativa na atenção e na parte física, puxando um pouquinho mais o equilíbrio. Isso gera um benefício geral para a saúde dos moradores aqui deste local."
O Esporte ParaTodos é coordenado pelo psicólogo Flávio Ramon, que acompanha todas as ações. A execução do projeto ocorre em parceria com academias de ginástica e profissionais de educação física da cidade, que promovem sessões de atividades físicas adaptadas nas escolas ou instituições de apoio. Por vezes, as academias também abrem suas portas para receber esses alunos, permitindo-lhes realizar exercícios utilizando equipamentos especializados.