A partir de uma proposta encaminhada pela Secretaria Municipal de Cultura, ao Ministério de Cultura, de levar crianças de escolas, entidades e projetos sociais, às salas de cinema de Santa Cruz do Sul, nesta semana, alguns grupos já estão sendo contemplados com a medida. No total, mais de 16 mil ingressos cortesia foram oferecidos.
Na última terça-feira, 17, mais de 200 crianças e adolescentes, atendidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos Bairros Santa Vitória e Faxinal Menino Deus, puderam assistir ao filme nacional Arca de Noé, no Cine Santa Cruz, do Shopping Santa Cruz.
De acordo com a titular da pasta da Cultura, Roberta Pereira, a ação, em âmbito nacional, visa reaquecer o setor cultural que sofreu fortes impactos econômicos e sociais causados pela pandemia. “É um presente de Natal cultural para nossas crianças. Felizmente os cinemas de Santa Cruz do Sul, que tiveram essa iniciativa, foram contemplados com aportes financeiros pela aprovação de dois projetos, submetidos a editais da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, e assim nosso município também foi beneficiado”, disse Roberta.
Pela primeira vez em uma sala de cinema, a estudante Sofia Chagas França, de 14 anos, do Bairro Faxinal Menino Deus, gostou da oportunidade. “É muito bom ver um filme numa tela grande. Eu nunca tinha vindo no cinema, e fiquei feliz quando soube que a gente viria”, afirmou. Em Santa Cruz, as sessões também são oferecidas no Cine Max, do Shopping Germânia.