Em projeto antirracista, Emef Bom Jesus celebra a união das culturas

Em projeto antirracista, Emef Bom Jesus celebra a união das culturas

Última atualização em 19 de dezembro de 2024

Com o objetivo de promover um ambiente escolar com mais consciência e engajado em uma luta antirracista, a Escola Municipal Bom Jesus, localizada no bairro de mesmo nome, realizou no último sábado, 14, o encerramento do projeto "Festa das Cores, por uma educação antirracista". 


O encontro contou com a presença de alunos, professores, pais, além de personalidades negras com destaque em Santa Cruz do Sul. De acordo com o diretor da instituição, Filipe de Freitas, o projeto, idealizado pelas professoras Ceres Schulz, Josiane Medianeira, Maria Elusa Teixeira e Luciani Oliveira, foi desenvolvido durante todo o ano, com realização de várias atividades. “Nossa equipe de professores elaborou um plano de ação, que nos permitisse trabalhar a diversidade cultural de etnias e sua contribuição para a sociedade, como a dos povos indígenas, o negro e a imigração alemã. A partir disso, conseguimos elaborar um projeto bem amplo, de modo a contemplar a riqueza e a beleza de nossa pluralidade”, afirmou o diretor. 


Dentre as iniciativas executadas, estão a formação de professores, oficinas sobre sambas-enredo, e gincana cultural com as temáticas das culturas indígena, alemã e afro-brasileira. “Uma das ações mais marcantes foram as biografias escritas pelos estudantes, de personalidades negras de destaque na comunidade, e isso possibilitou de eles se darem conta de que várias lideranças religiosas, de trabalhadores e trabalhadoras, que moram aqui, muito contribuíram com a comunidade”, explicou Filipe.  


No encerramento, a programação contou com a exposição do trabalho dos estudantes, apresentações artísticas, e uma homenagem às lideranças negras da comunidade santa-cruzense.

Loading...