O Hospital Beneficente Monte Alverne caminha agora para se tornar referência também em mais uma especialidade médica. Na tarde desta sexta-feira, dia 18, a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, assinou portaria para implantação do Ambulatório de Dermatologia, que começará a funcionar em 11 de novembro. A cerimônia contou com a presença da prefeita Helena Hermany, direção e funcionários da instituição, representantes da 13ª CRS, vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde, imprensa e comunidade.
O novo serviço vai funcionar no mesmo prédio do Instituto Regional de Especialidades (IRE) – a parte nova do hospital - onde já funcionam também a otorrinolaringologia e a reumatologia e será disponibilizado à população mediante agendamento, com encaminhamentos feitos pelos municípios da região de abrangência da 13ª CRS. A cada mês serão disponibilizados 240 atendimentos destinados a crianças e adultos e estão previstas consultas, exames e procedimentos ambulatoriais.
Para implantação e custeio do ambulatório de dermatologia, o Estado fará um repasse mensal de R$ 219.177,00, ao HMA, por meio do Programa Assistir. Não foram necessários investimentos na estrutura física, uma vez que o serviço vai funcionar na parte ampliada, inaugurada em maio de 2023, porém foram contratados mais colaboradores para atender a demanda.
Emocionado o presidente do HMA, Lauri Storch ressaltou o desenvolvimento que a região vai alcançar a partir da implantação de mais uma especialidade médica. Ele agradeceu à prefeita Helena Hermany pelo empenho com a saúde pública e disse que ela nunca esqueceu o interior. Já o presidente do IRE, Antônio César Fontoura, se dirigiu à secretária Arita mencionando a difícil decisão dos gestores sobre a aplicação de recurso, em meio a tantos municípios, agradeceu a escolha pelo HMA e afirmou que a instituição dará o atendimento que as pessoas merecem. Ele aproveitou ainda e agradeceu à prefeita Helena pelo empenho para que os recursos fossem para o hospital.
Em sua manifestação, a secretária Arita Bergmann afirmou que o hospital apresentou projetos e fez por merecer o novo serviço. Ela destacou a qualidade técnica dos atendimentos, mas ressaltou ainda mais o acolhimento e o carinho dispensados aos usuários e agradeceu à chefe do Executivo santa-cruzense pelas inúmeras realizações na área da saúde pública. “Quero também agradecer à prefeita Helena Hermanuy pois ela está deixando um grande legado para Santa Cruz”.
Pacientes que acompanhavam a cerimônia também pediram a palavra e aproveitaram para fazer um agradecimento e dar testemunho do bom atendimento dedicado pela instituição de saúde, especialmente nos aspectos de acolhimento e atenção dispensados pelas equipes.
Ao discursar, a prefeita parabenizou a todos os envolvidos na parceria e falou dos impactos positivos do hospital sobre o desenvolvimento da economia local. “Quando as pessoas vêm consultar, elas também vão ao mercado, elas vão na padaria, elas vão fazer compras, então, isso aqui transformou Monte Alverne”. Helena falou ainda do carinho que tem pelo terceiro distrito e da satisfação em ter sido a prefeita de Santa Cruz do Sul e poder deixar para a comunidade um legado de boas realizações na área da saúde. “O mais importante é aquilo que a gente deixa na memória das pessoas. Eu sempre digo que as pessoas que não lutam, as pessoas que não sonham, não chegam a lugar nenhum, então eu fico muito feliz com Monte Alverne”.
Após os pronunciamentos, as autoridades procederam ao descerramento da placa, marcando a inauguração do Ambulatório de Dermatologia do Hospital Beneficente Monte Alverne.
Situado no 3º distrito, interior de Santa Cruz do Sul, o HMA tem cerca de 2 mil metros quadrados de área construída, é referência para 62 municípios da região, atingindo cerca de 900 mil pessoas com as especialidades de otorrinolaringologia e reumatologia. Em março deste ano o estabelecimento também passou a oferecer também Plantão SUS à noite e aos sábados, dando suporte à população em casos de urgência e emergência.