Com redes de descanso espalhadas pelo pátio, poemas em gaiolas de papel, jogos pedagógicos e até o protótipo de um barco para marcar o bicentenário da imigração alemã no Brasil, a Escola Municipal José Ferrugem realizou uma ação de incentivo à leitura que envolveu praticamente todos os 120 alunos do educandário. Trata-se de mais uma edição do chamado Piquenique Literário, que ocorreu na última semana, na instituição de ensino.
De acordo com a diretora da escola, Tatiane Jahn Lopes, a ideia foi proporcionar, de maneira lúdica, o incentivo à leitura, e o resgate aos contos literários. “Temos o privilégio de nossa escola estar localizada em meio à natureza, por isso procuramos explorar nossos espaços externos, para que os alunos se motivassem a exercitar a leitura, através de livros, de jogos, entre outras atividades”, afirmou.
Ainda segundo ela, para realizar a ação, a escola teve a colaboração do Grêmio Estudantil, que contribuiu para a execução da atividade. A presidente da agremiação, Renata da Silva, caracterizou-se de coelhinha para divertir a garotada. “Todos os integrantes do Grêmio estão aqui para ajudar como multiplicadores da leitura”, contou Renata.
Em um dos espaços, em uma gaiola suspensa, confeccionada com papel, denominada Liberte um Poema, quem se aventurou na pescaria foi o garoto Davi Escouto Laufrem, de 10 anos. “Ficou bonito isso aqui. Achei muito legal porque em casa não leio muito, e aqui na escola leio mais”, confessou.
Já na pracinha com brinquedos, que teve sua estrutura ampliada neste ano, alunos se acomodaram nas redes de descanso debaixo de um pergolado com sombra, para compartilhar a leitura. “É gratificante ver o resultado. Mesmo que a gente faça dinâmicas de leitura o ano todo, mas em um ambiente acolhedor, percebe-se que a motivação é muito maior”, concluiu a diretora, Tatiane.