São João sem restrições: ambulatório mostra que diabetes não impede a diversão

São João sem restrições: ambulatório mostra que diabetes não impede a diversão

Última atualização em 25 de junho de 2026

Uma festa junina diferente animou a tarde desta quarta-feira, dia 24, no Ambulatório de Diabetes, localizado na Rua Capitão Pedro Werlang, 59, bem no Centro da cidade. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), o serviço promoveu um arraiá educativo para mostrar aos pacientes que conviver com diabetes não significa abrir mão das tradições e dos sabores típicos desta época do ano.


Com pescaria, decoração temática e quitutes juninos, a atividade reuniu cerca de 60 participantes dos grupos de educação em diabetes, que ocorrem três vezes na semana. A brincadeira consistia em pescar um alimento típico, como pipoca, pinhão, paçoquinha, cri-cri ou bolo de fubá, e receber orientações nutricionais sobre as quantidades adequadas para o consumo.


Segundo a nutricionista Giovana Bittencourt, a proposta foi desmistificar a ideia de que pessoas com diabetes precisam se privar das comidas tradicionais. “O segredo é a porção e não o tipo de alimento”, explicou. Para auxiliar os participantes, ela elaborou um material com informações sobre calorias, carboidratos, proteínas, gorduras e fibras presentes nos alimentos típicos das festas juninas, além de equivalências nutricionais.


Referência regional no atendimento a pacientes insulinodependentes, o Ambulatório de Diabetes atende aproximadamente 800 pessoas por mês. Conforme Giovana, o objetivo é mostrar que a alimentação pode continuar sendo prazerosa, desde que haja conhecimento e equilíbrio. Ela também reforçou a importância do controle da glicemia para prevenir complicações como problemas renais, alterações na visão e amputações.


A realização do evento envolveu toda a equipe do ambulatório, que se mobilizou para organizar cada detalhe da programação, desde a decoração até as atividades educativas. O trabalho foi coordenado pela responsável técnica do serviço, Carmen Hamid, e demonstrou o compromisso dos profissionais em promover ações que aliem informação, acolhimento e qualidade de vida aos pacientes.


A programação contou ainda com a participação do Escritório do Idoso, que esteve presente distribuindo materiais informativos sobre seus serviços e ações. A iniciativa também integrou as atividades do Junho Violeta, campanha de conscientização que busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.


Por trás da pescaria e dos quitutes típicos, a ação teve como foco principal a conscientização sobre o autocuidado. “Mais do que orientar sobre medicamentos e o controle da glicemia, nosso objetivo é ajudar a pessoa com diabetes a conviver de forma saudável com a doença”, afirmou Giovana. Segundo ela, a ação buscou unir informação, acolhimento e diversão, mostrando que é possível participar das comemorações juninas sem abrir mão dos cuidados com a saúde.


Foto: Ana Souza

Loading...