Prefeita Helena celebra inauguração da nova UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz

Prefeita Helena celebra inauguração da nova UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz

Última atualização em 19 de dezembro de 2024

Na manhã desta sexta-feira, 13, o Hospital Santa Cruz deu um importante passo para o fortalecimento da saúde regional com a inauguração de sua nova UTI Pediátrica. O projeto foi viabilizado por recursos do Governo do Estado, do Município, emendas parlamentares e arrecadações de entidades locais.


A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, foi convidada para a cerimônia e destacou, em seu pronunciamento, a relevância social da nova unidade, que atende a uma importante demanda da comunidade. Em seu discurso, agradeceu ao Governo do Estado pela parceria e enfatizou a importância do comprometimento no repasse de recursos.

“Já atuei em outras gestões nas quais o Governo do Estado firmava compromissos mas não cumpria. Esperávamos recursos e não recebíamos. Hoje, o governador Eduardo Leite tem um olhar diferenciado para Santa Cruz do Sul, com programas e incentivos como estes, que fazem toda a diferença”, destacou. 


Helena também relembrou a mobilização, em 2022, que contou com o apoio de vereadores e da comunidade local, para garantir a manutenção da UTI no Hospital Santa Cruz. “A saúde é nosso bem mais precioso, e esta UTI, no meu entendimento, não pertence à Prefeitura nem ao Hospital. Ela é do povo. Foi o povo que fez, que se uniu, que construiu, cada um nas suas possibilidades, pelo bem da comunidade”, analisou, cumprimentando a todos os envolvidos na realização do projeto. “Parabéns aos que começaram, aos que continuaram e, também, parabéns aos que darão continuidade a esta caminhada”, finalizou. 


A nova estrutura atende a uma resolução do Ministério da Saúde, de 2010, que determina a separação física e funcional das UTIs Pediátrica e Neonatal. Segundo o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), Rafael Henn, além de internações, a unidade está equipada para a realização de cirurgias complexas.


Outro marco da cerimônia foi a assinatura de um convênio com o Governo do Estado para a execução do Programa Avançar Mais na Saúde, que prevê o repasse de recursos à instituição hospitalar. A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, elogiou o trabalho da Instituição. “O Hospital Santa Cruz é uma das entidades que mais entrega serviços no Rio Grande do Sul. Por meio do Programa Avançar Mais na Saúde, já destinamos R$ 8,4 milhões em investimentos para este hospital”, afirmou.


Arita também antecipou novos projetos para o início de 2025, incluindo planejamentos para o fortalecimento do atendimento aos recém-nascidos, com incremento de recursos. “A partir de janeiro, será elaborado um plano e queremos participar e incentivar o Ambulatório dos Egressos de UTI Neonatal e o Ambulatório da Maternidade de Alto Risco, para que o Hospital Santa Cruz tenha também a maternidade completa incentivada com recursos do Programa Assistir”, confirmou.

Loading...