Na manhã desta quarta-feira, 12, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, entregou mais uma obra significativa para a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Normélio Egidio Boettcher. A reforma do ginásio de esportes incluiu fechamento e pintura da quadra, execução de banheiros, melhorias na acessibilidade, instalação de rede de hidrantes, sistema de alarme, além de instalações elétricas e hidrossanitárias.
A cerimônia, realizada no interior do ginásio, contou com a presença de autoridades municipais, alunos, professores, servidores da instituição e também da Secretaria Municipal de Educação (SEE) e de familiares do ex-vice-prefeito Normélio Egidio Boettcher, personalidade que dá nome ao educandário. Durante o ato, a viúva homenageou as alunas Ana Luiza Ribeiro e Maria Laura Alves de Lima, vencedoras da última edição do concurso Palco do Saber, e também a professora Sabrina Duarte Machado.
Com um investimento de R$ 600 mil e um período de execução de sete meses, a reforma do ginásio da escola, localizada no bairro Castelo Branco, marca um avanço significativo na infraestrutura do educandário, conforme o secretário municipal de Educação, Mário Colombo Filho. Ele afirmou que mais de meio bilhão de reais já foram investidos em educação no atual governo, o que segundo ele, demonstra que a área é uma prioridade para a administração municipal. “Santa Cruz do Sul, por meio dessas ações, reafirma seu compromisso com o futuro da sua juventude e com o fortalecimento da educação pública no município”.
Recebida com entusiasmo pelos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental, a prefeita Helena Hermany ganhou abraços apertados e recebeu inúmeras cartinhas logo na chegada. Ao se pronunciar ela disse que não basta dizer que a educação é prioridade, é preciso mostrar na prática. “Fico feliz em poder entregar mais uma obra, porém não basta edificar, é preciso garantir a qualidade da educação. Este espaço significa exatamente isto, um ambiente mais adequado para a prática das atividades esportivas e que vai repercutir no desenvolvimento físico, social e emocional das nossas crianças”, disse.
A Emef Nomélio Egidio Boettcher, fundada em 8 de abril de 1988, atende atualmente 353 alunos nos turnos da manhã e tarde, com o suporte de 40 profissionais.. Ao longo dos anos, o educandário passou por diversas ampliações, incluindo a construção de uma pracinha em 2008 e a cobertura e a iluminação da quadra em 2016.