A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Coordenadoria da Mulher e Cras Central, e em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, lançou na manhã desta terça-feira, dia 10, no Salão Nobre do Palacinho, a exposição itinerante Quem são essas mulheres? Trata-se de um acervo composto por 14 fotografias em cores que buscam resgatar e destacar a história de mulheres idosas que moram no interior de Santa Cruz do Sul, a partir de suas percepções e memórias, valorizando sua cultura, suas origens e suas jornadas de vida.
Como explica a mentora da exposição, a coordenadora municipal da Mulher, Fátima Gilvandra Rodrigues, a ideia é valorizar a trajetória de mulheres anônimas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, mas que na maior parte do tempo permanecem invisíveis. “Imagem e escrita dialogam nesta mostra. Além dos registros fotográficos, quem vier prestigiar a exposição vai encontrar também relatos de vida, de pequenas ou grandes lutas cotidianas, que expressam a força da mulher do campo, muitas vezes absorvida pelo patriarcado”, ressaltou.
O projeto foi colocado em prática com 12 mulheres participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Nova Esperança, em Cerro Alegre, vinculado ao Cras Central. Uma parceria com salões de beleza da cidade possibilitou a preparação das participantes, que ganharam gratuitamente maquiagem e cabelo para as sessões de fotos. “É algo tão simples para grande parte das mulheres, mas para elas foi um momento especial, de elevação da autoestima, de empoderamento, de bem-estar. A gente se emociona vendo a alegria delas, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming.
Entre hoje e amanhã as fotografias e os relatos ficarão expostos para visitação no Palacinho e, a partir desta quinta-feira, dia 12, poderão ser apreciados no Shopping Germânia, por tempo indeterminado.