Santa Cruz do Sul, um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul, conhecida internacionalmente por sua cultura e indústria do fumo, apresenta o Turismo Rural, Cultural e Ecológico da Rota Germânica do Rio Pardinho. Um roteiro exuberante, que impressiona pelas belezas naturais e culturais.
O distrito de Rio Pardinho situa-se a 10 quilômetros do centro de Santa Cruz do Sul. Fundado em 1852, mantém vivas as tradições da época, bem como a arquitetura preservada de casarões, a gastronomia típica e o artesanato local.
Cafés, restaurantes e artesanatos permitem uma convivência com as famílias de descendentes alemães em seu dia a dia, acompanhando as rotinas e atividades tão comuns à vida do interior. A Rota Germânica do Rio Pardinho também propicia a integração de duas cidades, Santa Cruz do Sul e Sinimbu.
O município de Sinimbu possui alguns dos mais belos lugares da região e também tem sua origem na imigração alemã, que hoje totaliza uma população de 10.404 habitantes (Fonte IBGE 2016). A cultura do fumo, do milho e do feijão são a base da economia local.
Barragem de Captação do Lago Dourado - Fica a poucos minutos do Centro da cidade. Nela são captados aproximadamente 500 litros de água por segundo, que vão por adutores de 900 mm até o Lago Dourado, 5 quilômetros abaixo. É uma suntuosa obra da engenharia que merece ser admirada.
Mosteiro da Santíssima Trindade das Monjas Beneditinas Situado em Linha Travessa, é um recanto de paz e espiritualidade que proporciona aos visitantes um momento para apreciarem a simplicidade e a beleza do local. No local encontra-se peças de artesanato confeccionadas pelas monjas, como velas decorativas, licores e geleias artesanais. Fone (51) 3690-1161, ramal 220.
Igreja Evangélica do Rio Pardinho – Igreja Imigrante - É a mais antiga Igreja Evangélica do Estado, datada de 1866. Foi construída em pedra grês por pessoas da própria comunidade e tem seu púlpito esculpido em madeira. Não bastassem seus atributos particulares, mantém-se conservado, ao lado da igreja, o cemitério que abriga lápides escritas em alemão, pertencentes aos primeiros imigrantes. É patrimônio histórico cultural pela Lei Municipal 7.382 de 19/08/2015. Fone (51) 3704-5133.
Cucas Gressler "Kuchenhaus" Comercializa cucas e produtos coloniais como schimier, lingüiça, tortas, rocamboles, bolachas, pão caseiro, entre outros. Todos os produtos são deliciosos e têm um toque colonial, remetendo ao passado dos colonizadores. Fone (51) 3704-5035..
Basteleihaus “Casa de Trabalhos Manuais” - Neste ponto o turista pode apreciar a confecção e a venda do artesanato típico germânico: trabalhos em palha de milho, esponja vegetal, tricô, crochê, bordados, pintura, entre outros. A Basteleihaus está instalada em uma antiga moradia do início do século XX. Atendimento sob agendamento. E-mail: basteleihausmarisia@yahoo.com.br - Facebook: Basteleihaus - Fones:(51) 3704-5060 ou (51) 99597-3105.
Restaurante Verde Vale - Neste empreendimento o visitante pode experimentar a culinária típica alemã, dentre algumas especialidades como galinha recheada, tripa grossa, linguiça cozida, Eisbein (joelho de porco) e pernil de porco. Também é possível apreciar diversos outros pratos e deliciosas sobremesas, que só de olhar dão água na boca. A culinária típica alemã é servida de segunda a sábado (sob agendamento). Aos domingos, o estabelecimento é aberto aos visitantes. Fone (51) 3704-5156.