Pertencente ao Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schöenstatt, foi inaugurado em 11/12/1977, sendo uma cópia fiel do Santuário original fundado na Alemanha em 1914. Existem 150 no mundo.
O fundador foi o Padre José Kentenich, que nasceu em 18 de novembro de 1885 na Alemanha. Nos primeiros anos de trabalho apostólico fundou sua Obra, a Família Internacional de Schoenstatt. Em 2017 foi inaugurada uma estátua em homenagem ao padre.
Em 1941 foi preso pela Polícia Secreta do Nacional Socialismo e enviado ao campo de concentração de Dachau, onde permaneceu até 1945. Este tempo difícil foi uma prova que fortaleceu ainda mais a sua obra de vida. Assim em 1951, o Pe. Kentenich foi separado de sua Obra e enviado a Milwaukee (Estados Unidos). Ali comprovou, de modo exemplar, o seu amor e fidelidade à Igreja.
Em 1965 retornou a Schoenstatt onde dedicou todas as forças para consolidar a sua fundação, já espalhada pelo mundo inteiro.
O pequeno Santuário, símbolo da fé católica, constitui-se em um refúgio para onde se dirigem muitas pessoas movidas pelo amor à Nossa Senhora.