Última atualização em, 25 de março de 2021Guia dos Serviços da Saúde

Email: ouvidoria.saude@santacruz.rs.gov.br

Horário de funcionamento: 08h às 12h e 13h às 15h

Bem-Me-Quer

Tem como objetivo a redução da mortalidade infantil, enfocando suas ações na promoção da qualidade de vida da gestante, da puérpera e da criança.

Programa Melhor em Casa

Tem por objetivo prestar assistência médica e de enfermagem em domicílio para pacientes que estejam acamados devido a patologias crônico-degenerativas e/ou complicações póscirúrgicas, além de moradores das zonas rural e urbana do Municípío residentes em áreas sem cobertura das equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Telefone: 3711-6747 / 9.9201-4137

Primeira Infância Melhor – PIM

Seu objetivo é a promoção e o desenvolvimento da primeira infância, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, trabalhando sistematicamente com gestantes, pais ou cuidadores, visando melhorar as capacidades e potencialidades de seus bebês e crianças.

Endereço: Fernando Abott, 802 -

Centro Telefone: 3711-6976

Planejamento Familiar

O planejamento familiar tem como objetivo atender as pessoas em seus ciclos de vida (adolescentes e idade adulta) fornecendo assistência integral em saúde. Realiza ações individuais e coletivas para instrumentalizar os usuário sobre métodos de planejamento familiar.

Telefone: 3715- 8690

Serviço de Atendimento Móvel – SAMU

É um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. As ambulâncias são acionadas através do telefone 192, sendo a Regulação Metropolitana (em Porto Alegre) a responsável pela avaliação e liberação do atendimento (básico ou avançado) nos municípios de sua abrangência.

Telefone: 192

Atribuições

- Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e serviços de saúde do município;

- Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito do município;

- Formular e operacionalizar as políticas públicas de saúde no município, atuando em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, garantindo a universalidade, a equidade e a integralidade das ações de saúde;

- Desenvolver ações de promoção, proteção e recuperação da saúde da população, com a realização integrada de atividades assistenciais e preventivas;

- Desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária, epidemiológica e de saúde do trabalhador;

- Promover campanhas de esclarecimento, objetivando a preservação da saúde da população;

- Orientar comportoamento de grupos específicos relativo à higiene e à saúde pública;

- Desenvolver programas e ações em articulação com outros órgãos municipais, estaduais e federais;

- Realizar a execução orçamentária de sua área e outras atividades correlatas.